18 de fevereiro de 2013
  
 
Autoria do Reverendo Romeu Maluhy, pastor da Igreja Presbiteriana

Publicação autorizada pelo Presbítero Romeu Maluhy Junior, pastor e epíscopo

Agradecimentos de Universal Assembléia da Santa Aliança Cristã

Presbítero Jailson Pereira, apóstolo e epíscopo
 
 
 
06 – SALVO PELA GRAÇA- VIVENDO PELA GRAÇA

 

Texto Básico: EFÉSIOS 2:8-9; Romanos 6:14; 7:4
  

            Em geral, resta ao homem salvo pela Graça, revelar as riquezas da vida que é vivida pelos recursos da Graça.

 

Um modo de viver, inteiramente diferente

            Entramos na vida cristã através do vão de porta da Graça. “Pela graça sois salvos mediante a fé…não vem de vós…Não de obras, para que ninguém se glorie”. A salvação não vem das obras requeridas pela lei ou pela religião.

O contraste é perfeitamente claro. A Graça é de Deus pondo de lado aquilo que o homem busca fazer de si ou por si. Deus é quem o faz; e debaixo da Graça, Deus continua a fazer isso.

 

DOIS REINOS DISTINTOS

            A carta aos Romanos torna este fato duplamente categórico. “Não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça”. Leia-se toda a sentença; ela nos contrasta com a derrota de se viver debaixo da lei.

           

A LEI NÃO TEM O PODER DE LIBERTAR

            Para nos libertarmos do pecado, precisamos viver nesse novo reino. “Morrestes para alei (como maneira de viver) pelo corpo de Cristo, para que pudésseis esposar a Outro” – o Cristo vivo Se torna o centro e inspiração duma nova maneira de vida. Apesar disso, o homem tem uma arrogante confiança em si mesmo que o inclina a voltar à sua antiga maneira de viver, assim como a agulha da bússola se volta, renitente, para o norte.

Gálatas 1:6-9; Romanos 3:20; Gálatas 3:21-22; João 10:10; I JOÃO 5:12

 

A QUESTÃO DOS GÁLATAS

            Dentre os conversos do apóstolo Paulo havia mestres e propagandistas do Judaísmo; e pessoas zelosas e inclinadas à observância da Lei. Paulo prontamente condenou a pregação deles, dizendo que anunciavam “outro evangelho”, e que isso chamava sobre eles o anátema divino. Linguagem forte, mas a verdade é que tal mistura de Lei e Graça era clamorosa ofensa a Deus; devia ser posta logo por terra. (Não obstante, tal mistura ainda permanece até hoje). “Cristo nos remiu da maldição da Lei”. Voltaremos a um sistema do qual já fomos resgatados, de onde fomos tirados por esse grande preço? Devemos agradecer a Deus pela Carta aos Gálatas.

 

A DERROTA DA LEI

            A lei é um expediente para se regular a conduta humana. Mas, consideremos: “Nós não podemos fazer uma lei que obrigue o homem a guardá-la. Temos leis contra o roubo; logo é de supor que ninguém roube ! Temos leis contra o homicídio; não há homicidas?:Seria verdadeiro absurdo admitir isso.

Mais ainda: que acontece, quando o homem não quer guardar a Lei? E mais ainda: que acontece, se o homem se mostra incapaz de guardá-la? E é esse justamente o caso. O homem é pecador, incapaz de guardas a Lei de Deus.

Assim, o sistema legal largamente se limita a um propósito negativo: “Pela lei vem o conhecimento do pecado”.

 

A LEI É SISTEMA PASSAGEIRO

            Onde a Lei mais caracteriza o seu fracasso é na incapacidade de atender à necessidade principal do ser humano – a sua necessidade de vida.

Nisto, a Lei é impotente. Assim, tem ela escrita sobre si o vocábulo que lhe limita o tempo vigorar que é a palavra ATÉ.

A Lei vigorou até o tempo em que Deus proclamou o Seu perpétuo em Cristo, o Doador da Vida. “Eu vim para que tenham vida”. A graça de Deus trouxe Jesus da glória para que desse a Sua vida por nós, e para que agora, removida a barreira do pecado, pudesse dar a Sua a nós. E, como Jesus nos dá a Sua vida?

Dando-se a Si mesmo: “Aquele que tem o Filho tem a v ida; o que não tem o Filho de Deus não tem a vida”. Que graça maravilhosa! Será possível a nós voltarmos à velha maneira de viver?

 

OS DOIS SISTEMAS COMPARADOS

            A Lei é o homem fazendo algo para Deus. A graça é Deus fazendo tudo para o homem. A Lei é o sistema de vida que se centraliza no homem, vida que depende do egoe dos seus esforços pessoais. A GRAÇA é o sistema de vida centralizado em Cristo, vida que depende dEle e de Seus recursos inexgotáveis.

            Debaixo da lei, o homem é o seu próprio e único recurso; o homem resolveu serbom e fazer o bem. Depende inteiramente de si mesmo – para fazer o melhor que possa. É coisa estranha isso, mas isso apela à confiança própria do homem; falhando, está sempre disposto a começar de novo.

            Mas viver debaixo da Graça – oh! que suave e doce sentimento de libertação!

 

OS RECURSOS DA GRAÇA

            Pondo de lado a Lei, com seu apelo aos homens, para se comportarem deste ou daquele modo, a Epístola aos Gálatas apresenta os dois incomparáveis recursos da Graça, determina o caráter do viver conforme o Novo Testamento e garante a sua vitória. Gálatas 2:20; II Coríntios 5:9,15; Gálatas 4:6-7.

 

CRISTO MORANDO DENTRO DE NÓS

            “Cristo vive em mim”. Se isto é verdade, este é o fato mais surpreendente de toda a experiência humana. Nada se compara com isto. Aquele que criou todas as coisas e agora as conserva unidas (Colossenses 1:17) – é significativa afirmação nesta era atômica – essa Pessoa vive em mim! Em você! Em nós!

Que maravilha! Que verdade estarrecedora!  Algo aconteceu a nós, no que toca à nossa conduta. Já somos pessoas diferentes. Cristo é o nosso reservatório sobrenatural, para vivermos a vida dEle. E, o que mais: temos um novo estímulo na vida, pois que a nossa vida ganhou novo propósito, e novo significado.

Acima de todas as coisas, nós agora queremos agradar a Jesus. Que bênção deixar que Cristo, o nosso Salvador, expresse a Sua vida através de nós.

 

O ESPÍRITO SANTO OPERANDO DENTRO DE NÓS

            Debaixo da Graça, o Espírito nos foi dado especificamente para por fim à nossa menoridade, aos nossos dias controlados pela Lei. Já não vivemos debaixo de regras e regulamentos.

            Agora, controlados intimamente pelo Espírito Santo, o Pai pode nos tratar como Seus filhos, como pessoas amadurecidas em quem Ele pode confiar.

            O Espírito, concedendo-nos uma consagração a que para nós, era inteiramente desconhecida, cria em nós uma vida de constante paz, alegria, amor e vitória!

            A situação pode, então, ser representada:

            LEI                                                                          GRAÇA

Apela a mim, e eu                                     Supre ou fornece a mim o recurso

sou o meu único                                       de Cristo que vive dentro de mim, e

recurso, ou fonte.                                     do Espírito que opera dentro de mim.

GÁLATAS 5:4

            Que é decair da Graça?:  Lei e Graça são princípios opostos pelos quais podemos viver. Decaindo da Graça, deixando de nos valer de seus recursos, só nos resta uma coisa em que fatalmente cairemos – a LEI. Assim, nós voltamos à antiga maneira de viver, passando outra vez a depender da nossa personalidade, de nossas boas (?) obras, de nossa boa (?) conduta; nós faremos o melhor que puder ou o pior que puder.

            Por isso lemos estas palavras: “Cristo de nada nos aproveitará”. No regime da Lei, estaremos sempre dependendo não de Jesus, mas de nós. Quais os resultados disso? Poderemos voltar às nossas fraquezas e vícios. Poderemos voltar ao ódio, à impaciência, à intranqüilidade, ou ao orgulho, ao egoísmo – a algo em potencial dentro do nosso ego, visto que nós já não estamos mais permanecendo em Jesus Cristo.

 

QUE É VIVER NA GRAÇA

            É valer-se constantemente, a cada momento, dos recursos da graça. É confiar completamente no Senhor Jesus Cristo que vive em nós, sabendo que Jesus quer e tem poder para controlar qualquer circunstância da vida.

            É passar de Romanos 7 – com seus “Eu tento”, “Eu caio”, “Estou desanimado na vida” – para Romanos 8 – com essa vida em Cristo em – mim; em-nós, com essa vida inclinada e dirigida pelo Espírito Santo, com essa vida em que todas as coisas cooperam para o bem, para essa vida em que somos mais que vencedores, essa vida inseparável de Cristo e sem fracassos ou derrotas.

            Viver na Graça é provar diàriamente que a graça que nos salva é toda suficiente para cada necessidade e para cada circunstância.

 

 

 

EBENÉZER !!!

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de E-mail não será publicado.