Publicação autorizada pelo Presbítero Romeu Maluhy Junior, pastor e epíscopo
Agradecimentos de Universal Assembléia da Santa Aliança Cristã
Presbítero Jailson Pereira, apóstolo e epíscopo
15 – O QUE É O ÉDEN
ÉDEN = DELEITE
Nome de um lugar que Deus plantou de árvores, convertendo-o em um Jardim, que, pela sua posição, foi chamado Éden. Deste lugar de delícias saía um rio que regava o Paraíso. O qual dali se dividia em quatro canais, chamados PISOM, GIOM, TIGRE e EUFRATES. Destes quatro rios, o Eufrates é o mais conhecido. As principais teorias que procuram determinar a posição exata do Éden, podem ser classificadas em dois grupos:
1 – O daqueles que, identificando os quatro rios ainda existentes, não podem encontrar a posição geográfica de um rio que se divide em quatro..
2 – Ou daqueles que procuram determinar a exata posição geográfica, contrária à descrição bíblica e, identificar, não só os quatro rios, como o outro rio donde eles procedem. CALVINO observa que o Tigre e o Eufrates, corriam juntos, formando um só rio, durante pequeno curso, que depois se abria, entrando no golfo Pérsico, por duas embocaduras, e que o território banhado pelas duas correntes unidas, era o lugar do Éden. Há razões para crer que este ponto era antigamente o leito do golfo Pérsico.
Como não há possibilidade de ser determinado, exatamente, o lugar geográfico do Éden, resta-nos admitir, entretanto, que ele existiu. Vejamos o que a Bíblia nos fala desse Jardim de delícias:
Gênesis 2:8 “E plantou o SENOR DEUS, um jardim no Éden, da banda do oriente, e pôs nele, o homem que havia formado”.
Gênesis 3:23 “O SENHOR DEUS, por isso, o lançou fora do jardim do Éden, a fim de lavrar a terra de que fora tomado”,
Isaías 5:3 “Porque o SENHOR tem piedade de Sião; terá piedade de todos os lugares assolados dela, e fará o seu deserto como o Éden, e a sua solidão como o jardim do SENHOR; regozijo e alegria se acharão nela, ações de graça e som de música”.
Ezequiel 28:13 “Estavas no Éden, jardim de Deus; de todas as pedras preciosas te cobrias: o sárdio, o topázio, o diamante, o berilo, o ônix, o jaspe, a safira, o carbúnculo e a esmeralda; de ouro se te fizeram os engastes e os ornamentos; no dia em que foste criado foram eles preparados”
Joel 2:3 “À frente dele v ai fogo devorador, atrás, chama que abrasa; diante dele a terra é como jardim do Éden, mas atrás dele um deserto assolado. Nada lhe escapa”
EBENÉZER !!!!!

Deixe uma resposta