16 de fevereiro de 2013

O Milênio

Sermão Dominical

 

14 – O MILÊNIO
Leitura Bíblica: Apocalipse 20:1-10
“Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre esses a segunda morte não tem autoridade; pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com Ele os mil anos” (versículo 6).
  
            Este assunto, o milênio, é muito difícil de explicar. Há várias correntes de pensamento. Portanto, vamos expô-lo dentro deste texto que, aliás, é o único texto canônico que fala, explicitamente, sobre o milênio.
            O assunto pode ser visto também no contexto do estudo das últimas coisas, que é o capítulo escatologia. Inclui: a segunda vinda de Cristo, a ressurreição dos mortos e o juízo final. É preciso entender o milênio como um aspecto do porvir, ou seja, ainda não veio, ainda não aconteceu, e não sabemos exatamente quando e como será. Faz parte dos “tempos ou épocas que o Pai reservou para sua exclusiva autoridade” (Atos 1:7). Portanto, cuidado com os que fazem asseverações dogmáticas e pouco informadas sobre o assunto. Ele não é para ser discutido, é para ser crido. E só.
            Há três escolas principais de interpretação do período de mil anos referido em Apocalipse 20: pós-milenistas, pré-milenistas e amilenistas, em relação à segunda vinda de Cristo.
            Os pós-milenistas acreditam e ensinam que a segunda vinda de Cristo será precedida da vitória final do Evangelho no período do milênio. A segunda vinda será após o milênio e assim haverá ressurreição, o juízo final e a vida eterna.
            Os pré-milenistas acreditam e ensinam que a vinda de Cristo precederá o milênio. Jesus Cristo voltará, haverá a primeira ressurreição, reinará com os remidos por mil anos, depois haverá a ressurreição geral, o julgamento final e a vida eterna.
            Os milenistas acreditam e ensinam que não há distinção cronológica entre o reino messiânico e o reino eterno, há uma idéia de continuidade; ensinam que estes mil anos são simbólicos em relação ao tempo de Deus. Veja II Pedro 3:8: “Para com o Senhor um dia é como mil anos, e mil anos como um dia”.
O termo “mil” é usado figuracivamente em outros textos da Bíblia: Salmo 50:10; Jó 9:3. O termo é usado para descrever um número elevado, uma grande quantidade
Ou um largo espaço de tempo. Os milenistas afirmam, portanto, a crença na segunda vinda de Cristo, na ressurreição do Corpo, no Reino eterno de Cristo e com Cristo, e na vida eterna.
            Quem está certo? Só a eternidade dirá. Não adianta criar polêmica a respeito das coisas que hão de vir. São épocas e tempos que o Pai reservou para a sua exclusiva autoridade. Respeite-a.
            Para a teologia bíblica, o reino milenar significa que os justos serão ressuscitados na Parousia – na Segunda Vinda de Cristo – e participarão da glória eterna de Cristo. Este fato é expresso com imagens paradisíacas e messiânicas.
            Mais uma informação singela mas que diz muita muito: A Bíblia menciona a Segunda Vinda de Cristo mais de 300 vezes; mas o milênio uma só vez em toda a Bíblia, e ainda na parte mais misteriosa do livro mais enigmático da Bíblia. Há outras inferências ao reinado messiânico de Cristo, mas ligado a espaço de tempo, não.
            A bem da verdade, e para os estudiosos do assunto, o milênio aparece mais desenvolvido na literatura apócrifa: II Enoque 33,4; Irineu 9, 28, 3; Carta de Barnabé 15,3-8. Em II Enoque 33,4, vemos a história do mundo como composta de sete mil anos, os primeiros seis mil correspondendo aos seis dias da criação e o último mil é um tipo do descanso sabático de toda a criação.
            Cremos, firmemente, na Segunda Vinda de Cristo, na ressurreição do corpo e na vida eterna. Reinaremos com Cristo e isto é certo. Tempos ou épocas, não sabemos. Deus o sabe.
           
Prepare-se, meu amado irmão e minha irmã, para este grande dia da manifestação plena da glória de Deus.
Participe da adoração na terra, como sinal, promessa e esperança de participar também da adoração do céu. E Ele reinará para sempre e sempre! Não se deixe confundir com milênios.
EBENÉZER !!!!!

Deixe uma resposta

Seu endereço de E-mail não será publicado.