15– O LIVRO DA VIDA
Leitura Bíblica: Apocalipse 20:11-15
“Então se abriram livros. Ainda outro livro, o livro da vida, foi
aberto” E os mortos foram julgados, segundo as suas obras,
conforme o que se acha escrito nos livros”. (versículo 12).
Haverá o juízo final. Todos comparecerão perante o grande trono branco, uns para ouvir: “Vinde, benditos de meu Pai”…outros, “apartai-vos de mim malditos, para o fogo eterno preparado para o diabo e seus anjos” (Mateus 25:34 e 41).
Haverá somente duas classes de pessoas: os salvos e os perdidos. Os “livros” têm o registro dos nomes e das obras dos homens. No livro da vida serão anotados os salvos. Há muitas pessoas de caráter tão misto e de vida tão duvidosa que não saberíamos onde arrolá-las. Mas Deus o sabe.
O texto apocalíptico menciona dois tipos de livros. Primeiro: os livros que contém as ações dos homens. O simbolismo ensina que no curso da nossa vida estamos escrevendo a história do nosso triunfo ou do nosso fracasso diante de Deus; é uma espécie de diário secreto, de prontuário de Deus, com base no qual recebemos honra, recompensa, galardão; ou vingança, condenação, no dia do juízo final. Assim sendo, não é tanto Deus que nos julga, mas nós mesmos nos julgamos pela maneira em que decidimos viver. A cada dia, com cada gesto, palavra ou atitude, estamos escrevendo mais uma página naqueles livros. O que você acaba de escrever?
O segundo livro é o LIVRO DA VIDA. Que livro é este tão mencionado na Bíblia e na Igreja? É o livro no qual se acham inscritos e arrolados os nomes dos justos. Moisés suplica a Deus perdão para o seu povo, ou que seja o seu nome retirado do livro (Êxodo 32:32). No Salmo das Lamentações do Messias (69), diz-se no versículo 28: “Sejam riscados do Livro dos vivos e não tenha registro com os justos”. Em Isaías 4:3, aparece uma rápida referência, “aos que estão inscritos em Jerusalém para a vida” Veja ainda Filipenses 4:3; Apocalipse 3:5 e 13:8.
Na antiguidade os soberanos tinham m livro onde escreviam o nome dos cidadãos fiéis ao reino. Na simbologia bíblica e apocalíptica, os que têm o seu nome escrito no livro da vida são cidadãos ativos e fiéis do Reino de Deus.
O julgamento é final, definitivo e completo. Todas as pessoas de todas as idades, “grandes e pequenos”, de todas as épocas e lugares, estarão ali e serão julgadas “segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito no livro”, (versículo 125).
Por fim a morte e o inferno, juntamente com a besta, o falso profeta, a Babilônia, serão lançado para dentro do lago de fogo.
A segunda morte é diferente da morte física a que toda a humanidade está sujeita. A segunda morte é a morte espiritual, a separação definitiva de Deus, o “lago de fogo”, é o mesmo ao qual se referiu Jesus várias vezes; Mateus 18:8-9; 25:41; Marcos 9:43-44. É identificado com o hades e também com a segunda morte. Foi preparado para o diabo e seus anjos, diz a Bíblia.
Mas aquele que não foi achado inscrito no livro da vida, “esse foi lançado para dentro do lago de fogo” (versículo 15).
Aceite a Cristo agora e tenha já o seu nome inscrito no Livro da Vida. Viva de tal maneira que as suas boas obras “em Cristo” testifiquem a seu favor naquele dia. Deus o abençoe.
EBENÉZER !!!!!
Deixe uma resposta