16 de fevereiro de 2013

Em Nome de Jesus

 

Sermão Dominical

 

12 – EM NOME DE JESUS !
Leitura Bíblica: Apocalipse 19:11-21
“Os olhos são chama de fogo, na sua cabeça há muitos
diademas; tem um nome escrito que ninguém conhece
senão ele mesmo.”  (versículo 12).
            A frase: “Em nome de Jesus!” não pode ser uma exclamação descuidada ou leviana. Ela é muito séria e traz sérias conseqüências. Pensemos um pouco neste assunto no contexto do texto lido.
            O texto apocalíptico descreve um dos momentos sublimes e dramáticos, onde Cristo, o Messias, é mostrado como conquistador e triunfante. Jesus é visto e descrito como um Rei vitorioso, que castiga e aniquila os seus inimigos.
Um Messias guerreiro, vitorioso, que castiga e aniquila aos seus inimigos. Um Messias guerreiro, vitorioso, “vencendo e para vencer”, montado num cavalo branco que simboliza o conquistador – era sobre cavalos brancos que os generais romanos vitoriosos desfilavam. Sim, esse tipo de Messias vitorioso e conquistador é muito do agrado da mentalidade israelita.
            Este cavaleiro é chamado “fiel e verdadeiro”. Ele julga e peleja com justiça. Fiel e digno de fé e de confiança. Jesus Cristo é fiel. Verdadeiro, que se contrapõe ao que é falso. Jesus Cristo é mais do que veraz, Ele é genuíno, é autêntico, é real. “Ele é o caminho, a verdade e a vida” “Ele julga com justiça. Seus olhos como de fogo – simbolizam seu poder consumidor, sua justiça e sua força; sua cabeça, com muitas coroas – mostram-No como soberano e como vencedor. A palavra grega “diadema” é uma coroa real, ao passo que “stefanos” é a coroa dos vencedores. Jesus, como Rei dos reis e Senhor dos senhores” traz muitas coroas em sua cabeça – muitos diademas. Os soberanos usavam tantas coroas, quantos fossem os povos conquistados. Jesus é Soberano sobre todos os soberanos da terra.
            Agora, vejamos a frase enigmática da parte final do versículo 12: “Tem um nome escrito que ninguém conhece senão ele mesmo”. Que nome é este? Nome que ninguém conhece, senão Ele próprio? É um nome sublime, eterno, maravilhoso e muito poderoso. Nome que, ao ser pronunciado, algo novo e diferente acontece. Nome que não pode ser usado em vão. Um nome que ninguém sabe como ele soa, porque não era pronunciado. É na verdade a palavra perdida.
            Pode acontecer de você dizer: “em nome de Jesus!” E nada aconteça. É como se fora um clichê.  Uma frase feita e de efeito. Quero indicar-lhe alguns significados prováveis para esta frase: “Em nome de Jesus”.
            Tenho em mente o versículo 12 de Apocalipse 19: a parte final: “Um nome escrito que ninguém conhece senão Ele mesmo”. Que nome é este?
            Seria KURIOS que significa Senhor? Filipenses 2:9-11 fala desse nome. Seria o nome inefável, o nome IHVH que ninguém sabe pronunciar corretamente. Uns dizem Jeová, outros Javé e outros ainda Yahveh. Mas ninguém tem certeza.
            Este nome só quem o recebe sabe que tem. (Apocalipse 2:17). Talvez seja um nome que só será conhecido quando da união última e final entre Cristo e a Igreja (Apocalipse 19:16).
            Creio que um dia, ao se pronunciar a frase: EM NOME DE JESUS – tudo nos será possível. Em alguma dimensão isto já acontece agora.
            O Messias guerreiro, vencedor e triunfante, exerce juízo e justiça sobre os reis da terra, sobre o falso profeta e sobre a besta. Houve o banquete messiânico e o banquete das aves de rapina. Assim termina o capítulo 19 de Apocalipse.
Prepare-se para estudar o milênio.
EBENÉZER !!!!!

Deixe uma resposta

Seu endereço de E-mail não será publicado.