05 – CRER E OBSERVAR, VIVER E PRATICAR
Leitura Bíblica: João 13:12-20; Tiago 1:19-27; e Mateus 7:24-27
“Ora se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes.
Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será
comparado a um homem prudente que edificou a sua casa
sobre a rocha – (João 13:7 e Mateus 7:24).
Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será
comparado a um homem prudente que edificou a sua casa
sobre a rocha – (João 13:7 e Mateus 7:24).
A palavra tem poder para abençoar e para amaldiçoar; para elevar e para abater, refiro-me à sua, à minha, à nossa palavra. A sequência lógica é: pensamento > ação >conseqüência.
“Cuidado com os seus pensamentos, eles se tornarão em palavras;
Cuidado com as suas palavras, elas se tornarão em atitudes;
Cuidado com as suas atitudes, elas formarão os seus hábitos;
Cuidados com os seus hábitos, eles formarão o seu caráter;
Cuidado com o seu caráter, eles definiram quem você realmente é, a sua pessoa!”
Em Mateus 7:24-27 vemos o contraste entre os que vivem e, praticam a Palavra; e os que a ouvem, mas não praticam; os primeiros, os que praticam, constroem seu projeto de vida sobre Jesus e Seus ensinos; Ele é a rocha e os seus ensinos são espírito e vida. A fé cristã é um estilo de vida e não um mero discurso, um amontoado de doutrinas. São princípios para serem vividos, colocados em prática. Os princípios são verdades universalmente aceitas e que funcionam sempre, em qualquer cultura. Já as doutrinas são formulações credais às quais as pessoas aderem e formam as “denominações”, que são nomes ou designações que delineiam as crenças básicas, consensualmente adotadas por um grupo de pessoas. As linhas denominacionais servem para nos definir, nos distinguir, mas não para nos separar, devem ser assim vistas como linhas que nos identificam, mas não como muros que nos separam. E, se porventura, alguém se atrever, em qualquer tempo, criar barreiras entre nós, construindo muros ao invés de pontes, prometemos a nós mesmos que nos abraçaremos por cima dos muros.
I) SEU PROJETO DE VIDA NA PRÁTICA
Lamento dizer que se alguém não leva a Palavra de Deus a sério, não a pratica, é um tolo insensato, que está construindo o projeto de vida sobre a areia. Tem apenas a teologia da palavra, mas não a prática da fé em ação, do amor encarnado, tem fé sem obras, um discurso vazio. Faz-nos lembrar de alguns gregos, referidos no Evangelho, que disseram aos discípulos de Jesus: “Senhores, queremos ver Jesus”.
As chuvas cairão, os rios correrão, soprarão os ventos e darão com ímpeto contra aqueles dois projetos de vida. O primeiro está em Cristo, ouve a Palavra, entende-a e a pratica, este permanecerá firme; o outro, apenas ouve mas não vive a fé que professa, não pratica; o seu projeto de vida irá por água abaixo, não resistirá no dia mau, no dia da provação, dos ventos rijos, das chuvas fortes, dos temporais da vida. O caminho é vigiar e orar, crer e observar, ter fé e obras, ouvir ..entender…crer e praticar. Vale anotar o pensamento do cético inglês Raph Emmerson: “Aquilo que você é fala tão alto que eu não consigo ouvir aquilo que você diz”.
II) SE SABEIS ESTAS COISAS, BEM-AVENTURADOS
SOIS SE AS PRATICARDES (JO 13:17).
Este dito de Jesus é como o texto áureo da nossa temática anual, que é: PRATICANTES DA PALAVRA PARA UMA CONVIVÊNCIA ÉTICA”.
O tema deste domingo pode ser visto como uma síntese das sínteses da temática geral. No Bimestre Maio/Junho a idéia Maio/Junho a idéia original era estudar os credos, particularmente o Credo Apostólico, que é uma das expressões da unidade visível da Igreja de Cristo. É importante saber que cremos, como cremos e por que cremos?
III) TODO HUMILDE, É GRANDE !
Na narrativa de João o lava-pés tem seu contexto na celebração da última Páscoa, da primeira Santa Ceia e do anúncio do Banquete Messiânico – como aparecem em Mateus 26:17 a 19 e 26 a 30. Os eventos se passam no Cenáculo. Jesus está à mesa com os doze. Ele sabe que é chegada a hora da Sua Paixão e Morte. O clima é tenso e sublime. Jesus se levanta da Mesa Eucarística, despoja-se de sua túnica, cinge-se com uma toalha, deita água em uma bacia. Esvazia-se, passa de Senhor e Mestre para servo e escravo – sinal visível da condescendência divina, a encarnação, o drama da traição. Note-se que a traição é atribuída ao diabo, Judas foi o instrumento.
Tirar a vestimenta de cima, a túnica, simboliza despojar-se da sua glória para ser e servir como um “doulos”, um escravo a quem se atribuía tal serviço.
Lá está o Mestre vergado, lavando os pés dos discípulos. É chegada a vez de Pedro. Jesus se aproxima. Pedro recolhe os pés e protesta. “Senhor, tu me lavas os a mim?” Pedro, amado irmão, “O que faço não o sabes agora; compreendê-lo-ás depois”. Pedro foi mais incisivo: ‘Nunca me lavarás os pés”. Jesus lhe diz: “Se eu não te lavar, não tens parte comigo!” (versículo 8). Somente os regenerados, nascidos de novo, da água do Batismo – Sinal e selo do lavar regenerador, mediante o sangue de Jesus e nascidos do Espírito Santo, têm o selo de pertença do Senhor; têm parte com Ele. Pedro quis um banho completo,não apenas os pés, lava minhas mãos minhas – atitudes – lava a minha cabeça – limpa os meus pensamentos. Vós já estais limpos, mas não todos. Era uma referência indireta ao traidor, que se tornou dramaticamente explícito na hora da Santa Ceia. Leia João 13:2 e 27. A seguir, “satanás entrou nele”. Quem não tem parte com Cristo corre o risco de ser invadido pelo inimigo: é casa limpa e varrida, mas vazia, que pode vir a ser tomada. Deus nos livre, Jesus esvaziou-Se, fez-se homem, assumiu a forma de servo e foi obediente até à morte e morte de cruz; pelo que também Deus o exaltou sobremaneira. Meu irmão, minha irmã não tema ser humilde, o esvaziamento de si mesmo é a condição para ser cheio da graça de Deus. Ser humilde é ser servo, é imitar a Cristo. Lavar os pés uns aos outros e fazer na igreja o serviço que ninguém quer fazer. Serviço de escravo, serviço de bastidores, não aparece, mas abençoa. É tocar o segundo violino sem atravessar a pauta. Porque se atravessar não presta.
IV) “CRER E OBSERVAR…O FIEL OBEDECE AO QUE CRISTO
MANDAR!”
Foi Tiago, irmão do Senhor, nosso irmão, quem disse aos seus leitores que Deus os havia gerado espiritualmente por meio da Palavra de fé, isto é, do Evangelho; ele agora quer desafiá-los a viver uma vida coerente com a fé que professaram ter, e agora têm o dever de viver, de praticar; crer e observar tudo quanto ordenar, pois o fiel obedece ao que Cristo mandar. E isto vos mando, disse Jesus: “Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei”. Para saber mais, leia João 15:14 a 17.
Tiago é prático e diz aos seus ouvintes, e a nós seus leitores bem ao seu estilo, usando o paralelismo judaico: “Todo homem precisa ser e fazer três coisas:
1º) Ser pronto para ouvir;
2º) Tardio para falar; e
3º) Tardio para se irar”.
Há os que têm o talento de se expressar bem, com fluência e eloqüência, e são altamente requisitados. Recebem reconhecimento, admiração e aclamação. Tiago coloca a ênfase não no falar, mas no ouvir. Isso é mais importante do que falar.
Saber ouvir é uma arte difícil de dominar, pois significa um forte interesse pela pessoa que está falando. Ouvir é a arte de fechar a boca e abrir os ouvidos e o coração. Saber ouvir é mostrar interesse pela dor ou alegria do outro, como se fosse nossa tristeza ou alegria. É empatia. É considerar os assuntos do outro, mais importantes do que os seus próprios; o suficiente para ouvi-lo.
Tiago adverte-nos, como seus leitores e ouvintes, a estarmos cônscios as palavras que iremos pronunciar: Reverberam as palavras de Jesus, quando diz: “Digo que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no dia do Juízo; porque pelas tuas palavras serás justificado, e pelas tuas palavras serás condenado”. (Mateus 12:36 e 37 – comparar com a sabedoria rabínica de Eclesiastes 5:2)
APLICAÇÕES PRÁTICAS DA PALAVRA:
1º) Pense antes de falar; de preferência, ouça primeiro e fale depois;
2º) Sejam poucas as tuas palavras, mas que sejam boas, edificantes e promovam a paz;
3º) Fale pouco e aja mito;
4º) “É sábio para o homem instruído manter-se calado, e mais ainda para os tolos”;
5º) “Até o estulto, quando se cala, é tido por sábio”. (Provérbios 17:28)
6º) Seja um praticante operoso da Palavra de Deus, e não um ouvinte negligente, enganando-se a si próprio.
Rev. Guilhermino Cunha
Pastor da Catedral Presbiteriana do Rio
Passamos agora, a transcrever as passagens bíblicas referentes ao texto desta lição: “CRER E OBSERVAR, VIVER E PRATICAR
João 13:12-20; Tiago 1: 19-27; e Mateus 7:24-27
JOÃO 13: 12-20 = Uma lição de humildade
VERSÍCULO 13
Cristo Mestre – Lucas 5:5; 8:24.25; 9: 33;49; 17:13
Proeminência de Cristo e Glória
João 3:31; Romanos 14:9; Colossenses 1:18; Hebreus 1:4; 3:3; Apocalipse 1:11
VERSÍCULO 14
Cristo Senhor – Sua soberania.
Lucas 6:5; Atos 2:36; I Coríntios 8:6; 12:3
Serviço humilde – Exemplos: Mateus 28:15; Marcos 14:56; Atos 6:11; 17:6; 25:7
Serviço Imposto
Enobrece a Vida – Marcos 10:36,37
Exemplifica o Bom Vizinho – Lucas 10: 36,37
É a imitação de Cristo – João 13:14
Demonstra o Amor – João 21:26
Alivia as cargas da vida – Gálatas 6:2,10
Bom Exemplo
II Tessalonicenses 3:9; I Timóteo 4:12; Tito 2:7; Tiago 5:10
VERSÍCULO 15
Exemplo de Cristo – Deve ser seguido:
Mateus 11:29; 16:24; João 13:15; Hebreus 3:1; 12:2
VERSÍCULO 16
Humildade – Imposta e descrita:
Miquéias 6:8; Lucas 14:10; 22:26; Romanos 12:3; I Pedro 5:5
VERSÍCULO 17
BENDITOS
Deus escolhe – Salmo 65:4; Efésios 1:3,4
Deus chama – Isaías 51:2; Apocalipse 19:9
Conhecem a Cristo – Mateus 16:16,17
Conhecem o Evangelho – Salmo 89:15
Não se escandalizam com Cristo – Mateus 11:6
Confiam em Cristo – Lucas 1:45; Gálatas 3:9
Têm seus pecados perdoados – Salmo 32:1,2; Romanos 4:7
Deus lhes imputa justiça independentemente de obras – Romanos 4:6-9
Deus castiga-os – Jó 5:17; Salmo 94:12
Sofrem por Cristo – Lucas 6:22
Têm o Senhor como seu Deus – Salmo 144:15
Confiam em Deus – Salmo 2:12; 34:8; 40:4; 84:12; Jeremias 17:7
Temem a Deus – Salmo 112:1; 128:1-4
Ouvem e observam a Palavra de Deus – Salmo 119:2; Tiago 12:25; Mateus 13:16;
Lucas 11:28; Apocalipse 1:3; 22:7
Deliciam-se nos mandamentos de Deus – Salmo 112:1
Guardam os mandamentos de Deus – Apocalipse 22:14
Aguardam o Senhor – Isaías 30:18
Sua força está no Senhor – Salmo 84:5
Freqüentam a casa de Deus – Salmo 65:4; Salmo 84:4
Evitam os ímpios – Salmo 1:1
Suportam a tentação – Tiago 1:12
Vigiam contra o pecado – Apocalipse 16:15
Repreendem os pecadores – Provérbios 24:25
Esperam o Senhor – Lucas 12:37
Morrem no Senhor – Apocalipse 14:13
Participam da primeira ressurreição – Apocalipse 20:6
Favorecem aos santos – Gênesis 12:3; Rute 2:10
Irrepreensíveis – Salmo 1:9
Puros de coração – Mateus 5:8
Retos – Salmo 106:3; Provérbios 19:6
Filhos dos justos – Provérbios 20:7
Justos – Salmo 5:12
Geração dos retos – Salmo 1:2
Fiéis – Provérbios 28:20
Pobres de Espírito – Mateus 5:3
Misericordiosos – Mateus 5:7
Pródigos – Deuteronômio 15:10; Salmo 41:1; Provérbios 22:0; Lucas 14:13,14
Pacificadores – Mateus 5:9
Os que choram – Mateus 5:4; Lucas 6:21
Santos no dia do julgamento – Mateus 25:34
Comerão pão no reino de Deus – Lucas 14:15; Apocalipse 19:9
Praticantes – (Obedientes)
Mateus 7:21; 12:50; Lucas 6:47; João 13:17; Romanos 2:13; Tiago 1:22;
Tiago 4:11; I João 2:17; Apocalipse 22:14
Obediência
Exigida de todo coração – Deuteronômio 26:16
É o preço do êxito – Josué 1:8
Melhor que o sacrifício – I Samuel 15:22
Garante a entrada no Reino de Deus – Mateus 7:21
Santos Conhecidos
Em tempo de tribulação – Nau 1:7
Nas tarefas diárias – João 1:48
Seus nomes individuais – João 10:3
Amizade íntima – João 10:14
Verdadeiro amor reconhecido – I Coríntios 8:3
Alicerce seguro da esperança cristã – II Timóteo 2:19
Escolhidos
Deuteronômio 7:6; Salmo 4:3; I Coríntios :26; Efésios 1:4; Tiago 2:5;
I Pedro 2:10
Rebelião – Contra Deus
Proibida – Números 14:9
Provoca a Deus – Números 16:30; Neemias 9:26
Provoca a Cristo – Êxodo 23:20,21 com I Coríntios 10:9
Contrista o Espírito Santo – Isaías 63:10
Exibida
Na incredulidade – Deuteronômio 9:23; Salmo 106:24,25
Na rejeição de Seu governo – I Samuel 8:7; 15:23
Na revolta contra Ele – Isaías 1:5; 31:6
No desprezo à Sua lei – Neemias 9:26
No desprezo a Seus conselhos – Salmo 107:1
No desconfiar do Seu poder – Ezequiel 17:15
Nas murmurações contra Ele – Números 20:3,10
No recusar-se a ouvi-Lo – Deuteronômio 9:23; Ezequiel 20:8; Zacarias 7:11
No afastar-se d’Ele – Isaías 59:13
No rebelar-se contra as autoridades apontadas por Ele – Josué 22:16-19
No pecar contra a luz – Jó 24:15; João 15:22; Atos 13:41
No andar segundo os próprios pensamentos – Isaías 65:2
Judas Iscariotes – O traídor de Jesus.
Mateus 10:4; 26:14; João 6:70; 12:4; 13:26,30; Marcos 14:43; Mateus 27:3;
Atos 1:16; Salmo 109:8; Zacarias 11:12.
Presciência de Cristo
João 6:64; 13:1; 13:11; 18:4; 19:28
Jesus, o Messias – Mateus 11:3; 16:16; 26:63; Lucas 2:11,26; 4:41; 24:26;
João 1:41; 4:26; 6:14,69; 7:4; 8:28; 11:27; Atos 9:22; 17:3; I João 5:1
VERSÍCULO 18
Ajudas a fé
Êxodo 4:5; 19:9; Isaías 41:20; 43:10; João 1:7; 11:15,42; 13:19; 14:29;
17:21; 19:35; 20:31
Amém, Amém (Em Verdade, em Verdade). Expressão usada por Cristo ;
João 1:51; 3:3; 5:19,24; 6:26, 32, 47, 53; 8:34; 10:1,7; 12:24;
13:16; 14:12; 16:23
Mensageiros de Deus
Números 16:28; Isaías 48:16; Jeremias 25:4; Zacarias 2:8
VERSÍCULO 20
Recebendo a Cristo
Mateus 10:40; Marcos 9:37; Lucas 8:40; João 1:12
Mensageiro Divino
Mateus 21:37; João 6:38; 7:29; 8:42; 9:4; 10:36; 17:8,21
Homem de tristezas
Isaías 53:3; Marcos 7:34; 8:12; Lucas 19:41;João 11:33,35; 12:17
Messias – Mateus 11:3; 16:16; 26:63; Lucas 2:11.26; 4:41; 24:26; João 1:41; 4:26;
6:14,69; 7:41; 8:28; 11:27; Atos 9:22; 17:3; I João 5:1
TIAGO: 1:19-27
VERSÍCULO 19
Dócil no ensino
Ouvir (1) Espiritual, dos Crentes
Provérbios 8:34; 15:31; Eclesiastes 5:1; Lucas 8:15; Tiago 1:19
VERSÍCULO 20
JUSTIÇA DE DEUS
Salmos 48:16; 97:2; 119:137; 145:17; Jeremias 23:6
O SENHOR JUSTIÇA NOSSA – I João 2:29
Abandonai o Pecado
Jó 11:14; Isaías 55:7; Efésios 4:22; Hebreus 12:1; I Pedro 2:11
VERSÍCULO 21
Chamada divina
Abraão– Gênesis 12:1; Moisés – Êxodo 3:10; Gideão – Juízes 6:14;
Eliseu – I Reis 19:19; Isaías 6:8; Pàulo – Atos 26:16
IMUNDÍCIA – Moral.
Esdras 9:11; Salmo 53:3; Mateus 23:27; Romanos 6:19; Efésios 5:4;
Tiago 1:21; II Pedro 2:10
IMPUREZA – Referências gerais
Mateus 5:28; Romanos 1:24; 6:19; Efésios 4:19; 5:3; Colossenses 1:5;
I Tessalonicenses 4:7; Hebreus 13:4; II Pedro 2:10
VERSÍCULO 22
MANSIDÃO
Deve ser buscada – Efésios 2:3
Não-resistência, seu sinal – Lucas 6:29
Fruto do “Espírito” – Gálatas 5:22,23
Essencial ao ensino – II Timóteo 2:25
Preciosa aos olhos de Deus – I Pedro 5:4
Cristo como exemplo de mansidão – Salmo 45:4; Isaias 53:7;Mateus 11:29; 21:5;
II Coríntios 10:1; I Pedro 2:21-23
VERSÍCULO 23
Auto-Ilusão
Auto-Estima – Salmo 36:2
A escravidão Espiritual – Isaías 44:20
Presunção – Gálatas 6:3
Ouvir Descuidado – Tiago 1:22
Língua solta – Tiago 1:26
Santimônia – I João 1:8^
Pobreza Espiritual – Apocalipse 3:17
VERSÍCULO 24
Exposição de Pecado
Inevitável:
Números 32:23; Jó 20:27; Provérbios 26:26; Eclesiastes 12:14; Lucas 12:2
I Coríntios 4:5
Esquecimento
Necessário vigiar contra o mesmo – Deuteronômio 4:9
Tendência da prosperidade – Deuteronômio 6:10-12
Sorte dos culpados disso – Salmo 5:17
Gera covardia moral – Isaías 51:13
Termina em lágrimas amargas – Jeremias 3:21
VERSÍCULO 25
Lei Perfeita – Descrição da Lei Divina
Salmo 19:7; Romanos 7:12; 7:14; I Timóteo 1:8
É absoluta e perpétua – Mateus 5:18
Liberdade Espiritual – Um sinal da Nova Dispensação
A missão de Cristo era proclamá-la –Isaías 61:1
“O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o SE NHOR me ungiu, para pregar boas novas aos quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos, e a pôr em liberdade os algemados”
Perseverança – Até o fim.
JÓ 17:9; João 15:9; Gálatas 6:9; Hebreus 12:1; I Pedro 1:13; Apocalipses 3:11
VERSÍCULO 26
Farisaísmo – Mateus 6:2,16; 12:2; 23:5,13,23,27; Tiago 1:26
Linguagem má – Advertências contra a mesma:
Efésios 4:31; Tito 3:1,2; Tiago 3:6; 4:11; I Pedro 3:10
Língua Restringida
Salmo 34:13; Provérbios 13:3; 21:23; Tiago 1:26; I Pedro 3:10
Auto-Ilusão – Seus resultados naturais:
Auto-estima – Salmo 36:2
A Escravidão Espiritual – Isaías 44:20
Presunção – Gálatas 6:3
Ouvi Descuidado – Tiago 1:22
Santimônia – I João 1:8
Pobreza Espiritual – Apocalipse 3:17
VERSÍCULO 27
VERDADEIRA RELIGIÃO – Sua definição nas Escrituras – Deuteronômio 10:17;
Eclesiastes 12:13; Oséias 6:6; Miquéias 6:8;
Marcos 12:53; Romanos 13:10; Tiago 1:27
MATEUS 7: 24-27
Palavras de Cristo – Suas características:
Imperecíveis – Marcos 19:31
Graciosas – Lucas 4:22
Poderosas – Lucas 4:32
Espirituais – João 6:63
Transmissoras de vida – João 6:18
Incomparáveis – João 7:46
Julgadoras – João 12:48
Divinas – João 14:24
Obediência a Cristo – Exemplos:
Mateus 4:20; 7:24; 9:9; 21:6; 26:19; Lucas 5:5; 6:47; João 2:2; 11:29;
14:21; 21:6
SABEDORIA – Verdadeira – Referências gerais:
Constituída pelo temor a Deus – Jó 28:28
Experimenta aumento – Jó 32:7
A suprema aquisição – Provérbios 4:7
Apreende verdade Divina – Oséias 14:9
Firma-se em alicerce inabalável – Mateus 7:24
Escrituras, sua origem – II Timóteo 3:15
Alicerce Espiritual
Isaías 28:16; Mateus 7:24; I Coríntios 3:11; I Timóteo 6:19; II Timóteo 2:19
VERSÍCULO 25
Chuva – Ocasionada pela condensação das nuvens – Jó 36:27-28; Salmo 77:17
Eclesiastes 11:3
DEUS
Fez um decreto a respeito – Jó 28:26
Prepara-a – Salmo 147:8
Dá chuva aos homens – Jó 5:10
Faz com que desça á terra – JOEL 2:23
Exibe bondade ao dá-la – Atos 14:17
Exibe grandeza ao dá-la – Jó 36: 26,27
Manda-a sobre bons e maus – Mateus 5:45
Deve ser louvado por causa dela – Salmo 147:7,8
Deve ser temido por causa dela – Jeremias 5:24
Impotência dos ídolos exibida por não poderem dar chuva – Jeremias 14:22
Não exibida sobre a terra imediatamente após a criação – Gênesis 2:5
Raramente caía sobre o Egito – Deuteronômio 11:10; Zacarias 14:18
Canaã tinha chuvas abundantes – Deuteronômio 11:11
DESIGNADA PARA:
Refrescar a terra – Salmos 65:9; 72:6
Tornar frutífera a terra – Hebreus 6:7
Alimentar as fontes e os poços da terra – Salmo 104:8
Prometida no tempo próspero aos obedientes – Levítico 26:4; Ezequiel 34:26-27; Deuteronômio 11:14
Freqüentemente sustada por causa do pecado – Deuteronômio 11:17;
Jeremias 3:3; Amós 4:7
Jeremias 3:3; Amós 4:7
SUA FALTA –
Faz a terra rachar-se – Jó 29:23; Jeremias 14:4
Seca as fontes de água – I Reis 17:7
Ocasiona a fome – I Reis 18:1,2
Removida pela oração – I Reis 8:35,36
Sustada por três na os e meio nos dias de Elias – I Reis 17:1; Tiago 5:17
Dividida em
Grande – Esdras 10:9
Abundante – Salmo 68:9
Transbordante – Êxodo 38:22
Inundante – Provérbios 28:3
Pequena – Jó 37:6
VERSÍCULO 26
DESOBEDIÊNCIA – Contra:
Deuteronômio 11:26,I Samuel 12:15; I Reis 13:21; Jeremias 12:17;
Efésios 5:6; II Tessalonicenses 1:5; Hebreus 2:2,3
Insensatos – Tolos – Suas características:
Ateísmo – Salmo 53:1
Zombaria ao pecado – Provérbios 14:8
Desprezo – à instrução – Provérbios 15:5
Desprezo – Provérbios 18:6
Fuxico – Provérbios 20:3
Autoconfiança – Provérbios 28:26
Desonestidade – Jeremias 17:11
Hipocrisia – Lucas 11:39-40
Negligência ao dever –
Neemias 9:35; Provérbios 23:34; Jeremias 23:12; Ezequiel 13: 10,11
Insegurança
Salmo 73:14; Provérbios 23:34; Jeremias 23:12; Ezequiel 13: 10,11
Mateus 7: 26,27
VERSÍCULO 27
EDIFICADORES MUNDANOS
Exemplos: Jó 27:18; Jeremias 22:14; Daniel 4:30; Lucas 6:49; 12:18
TESTES ESPIRITUAIS
Exigindo grandes sacrifícios – Gênesis 22:11
Levando os homens a caminhos difíceis – Deuteronômio 8:2
Dando oportunidade de escolha – I Reis 3:5
Propondo tarefas difíceis – João 6:5,6
Permitindo que os seres humanos sofram na vereda do dever (Paulo e Silas)
Atos 16:23,24
Permitindo provações – Tiago 1:2,3 – “Meus irmãos, tende por motivo de toda a
Alegria o passardes por várias provações, sabendo que a
provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança.
Confianças Falsas – Referências ge3rais:
Salmos 52:7; Provérbios 11:28; 28:26; Isaías 31:1; 47:10; Jeremias 17:5; 49:4;
Amós 6:1
FRACASSO ESPIRITUAL – Mateus 7:27; 17:16; Lucas 14:30;
I Coríntios 3:15; Hebreus 4:6.
EBENÉZER !!!!!

Deixe uma resposta