20 de fevereiro de 2013

 
 
Autoria do Reverendo Romeu Maluhy, pastor da Igreja Presbiteriana

Publicação autorizada pelo Presbítero Romeu Maluhy Junior, pastor e epíscopo

Agradecimentos de Universal Assembléia da Santa Aliança Cristã

Presbítero Jailson Pereira, apóstolo e epíscopo
 CAPÍTULO 5.IV

 

IV – AS DUAS RESSURREIÇÕES

 

            A Palavra da verdade nos ensina, nos termos os mais claros e positivos, que todos os mortos hão de ressuscitar. Nenhuma outra doutrina de fé descansa sobre um sistema de autoridade bíblica mais literal e enfática do  que esta, nem há outra mais vital ao Cristianismo.

            “E se não há ressurreição de mortos, também Cristo não ressuscitou. E se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação e também vã a nossa fé” (I Coríntios 15:13-14).

            É, porém, de grande importância observar que as Escrituras não nos ensinam que todos os mortos ressuscitarão ao mesmo tempo. Já se verificou uma ressurreição parcial de santos:

            “E abriram-se os sepulcros e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados. E saindo dos sepulcros, depois da ressurreição, dEle entraram na cidade santa e apareceram a muitos” (Mateus 27:52,53).

            Duas ressurreições, diferentes quanto ao tempo e também quanto aos que dela farão parte, verificar-se-ão no futuro. Elas são bem distintas entre si – uma é chamada da vida e outra da condenação, ou ressurreição do justo e do injusto etc.

As Escrituras referem-se a esse assunto usando as seguintes palavras: “Não vos maravilheis disto: porque vem a hora em que todos os que estão no sepulcro ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação” (João 5:28,29).

            Se for objetado que a palavra horaindica uma ressurreição simultânea dessas duas classes – justos e injustos – diremos que a hora do versículo 25 já durou 20 séculos. Veja-se também dia, em II Pedro 3:8; II Coríntios 6:2 e João 8:56.

            “Mas quando fizeres convite, chama os pobres, aleijados, mancos e cegos. E serás bem-aventurado porque eles não têm condições de te recompensar: mas recompensado te será na ressurreição dos justos” (Lucas 14:13,14).

            Nessa passagem nosso Senhor fala apenas da primeira ressurreição. No capítulo 15 de I Coríntios, a distinção é mais evidente: “Porque assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo. Mas c Ada um por sua ordem, Cristo, as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda” (I Coríntios 15:22,23).

            “Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com Ele. Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, com voz de arcanjo e com trombeta de Deus. E os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro” (I Tessalonicenses 4:13-16).

            Esta ressurreição da vida, dos justos, dos mortos em Cristo é a de que Paulo fala em Filipenses 3:11 “Para ver se de alguma maneira posso chegar à ressurreição de entre os mortos”. Não diz o original dos mortos, porém, indica uma relação e significa que alguns dos mortos não ressuscitarão. Literalmente, indica que ou é “a ressurreição fora dos mortos” ou “de entre os mortos”. O EMPHATIS DIAGLOTT traduz: “de entre os mortos”.

            Se o apóstolo Paulo tivesse em mente a ressurreição de todos os mortos, como podia falar em desejar alcançá-la “de alguma maneira”, desde que não poderia, de forma alguma, escapar dela?

            Em Apocalipse 20:4-6, as duas ressurreições são citadas novamente, ao mesmo tempo, porém com a determinação do tempo que transcorrerá entre a ressurreição dos salvos e a dos perdidos: “E vi tronos sobre os quais sentaram-se aqueles aos quais foi dada autoridade de julgar. Vi ainda as almas dos decapitados por causa do testemunho de Jesus, bem como por causa da palavra de Deus, todos quantos não adoraram a esta, nem tão pouco a sua imagem, e não receberam a marca sobre a fronte e sobre a mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos. “Esta é a primeira ressurreição. Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre esses a segunda morte não tem autoridade; pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com Ele os mil anos”.

            Os versículos 12 e 13 descrevem a segunda ressurreição, isto é, a da condenação.

            Assim, pois, o testemunho das Escrituras é claro, isto é: afirmam elas que os corpos dos crentes ressuscitarão de entre os corpos dos descrentes, serão arrebatados e encontrar-se-ão com o Senhor nos ares, mil anos antes da ressurreição dos descrentes. Devemos firmemente sustentar que a doutrina da ressurreição trata exclusivamente dos corpos dos mortos, pois os seus espíritos estão atualmente, experimentando ou felicidade ou tristeza. “Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor” (Filipenses 1:23). “Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor” (II Coríntios 5:8). “E aconteceu que o mendigo morre, e foi levado pelos anjos para o seio d’Abraão; e morreu o rico, e foi sepultado. E no Hades, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão e Lázaro no seu seio” (Lucas 16:22,23).

DEUS  (em alguns idiomas)

  1. GOTT – alemão;
  2. ZUNG – chinês;
  3. ILOS – Dórico;
  4. ZEUT – Egípcio;

5.       DIOS – espanhol;

6.       DIEU – francês;

7.       RAIN – Industão;

8.      KAMI – Japonês;

9.       DEUS – latim;

10.   ALLA – malaio;

11.    SIRA – Persa;

12.   DEUS – Português;

13.   DION – provençal;

14.   LIAN – peruano antigo;

15.    BOKH – russo;

16.   ADAD – sírio;

17.    GOTH – teutônico;

18.   DIOU – vândalo;

19.   ZENC – válaco;

20.  TIXO – zulu;

21.   ALAH –árabe;

22.  GOD – inglês.

 

 

EBENÉZER !!!

Deixe uma resposta

Seu endereço de E-mail não será publicado.