I – A CAMINHADA DE JESUS EM DIREÇÃO AO SER HUMANO
Leitura Bíblica: João 14.1-31
“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus,
crede também em mim.”
Deus veio a este mundo encarnado em Jesus Cristo para nos resgatar e redimir: pagou um alto preço. Revelou-nos o propósito de Deus: a Redenção do homem, e da própria natureza. Em Cristo, surge um homem novo, para viver uma nova vida, cantar uma nova canção, como está escrito em II Coríntios 5:17 “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; e que se fizeram novas”.
A partir do primeiro homem novo Jesus Cristo, Nele recriar uma nova humanidade, que habitará em um novo céu e numa nova terra. A própria Criação, será redimida. (Leia Romanos 8:18-25).
A presença de Jesus no ser humano, homem e mulher, faz de todos nós pessoas guiadas pelo Espírito Santo, novas criaturas e possuídas por Ele:
a) Somos pessoas regeneradas, nascidas de novo: João 3:3 a 7;
b) Vivemos a Era do Espírito Santo. Ele habita em nós e não somos de nós mesmos. Leia, por favor: I Coríntios 3:16 e 17 e 6: 19 e 20 – aí está a razão para as novas criaturas, os filhos e filhas de Deus fugirem da impureza: Primeiro, por sermos membros do Corpo de Cristo e pertencemos a Ele: Segundo, porque o Espírito vive em nós e nos guia a toda a verdade. Leia com atenção: Romanos 7:9 a 11; versículos 14 a 16 – você será abençoado se ler e praticar.
Comprados a preço de sangue e selados com o Espírito Santo, “Já não nos pertencemos mais. Seja qual for o chamado de Deus, nós aceitamos e damos Graças. Que em nossas vidas, seja sempre feita a vontade do Senhor e nada mais pediremos além disto”. Charles Foucaux.
Analisemos o Evangelho de hoje, de forma resumida, um sumário do capítulo 14, do Evangelho de Cristo, segundo João, jungidos ao tema: “A Caminho de Jesus em direção ao ser humano”. Já estamos Nele e Ele vive em nós. Somos membros do Corpo de Cristo, selados com o Espírito Santo para o dia da Redenção final. Como diz a Bíblia em Efésios 4:30 e Filipenses 1:6.
Jesus instrui a Seus discípulos, entregando-os aos cuidados do Pai na oração sacerdotal – em João 17; Coloca-os, sob a égide do Espírito Santo no capítulo 16; e, por fim, considera-os ligados a Ele pela profissão da mesma fé; alimentados, pela mesma esperança. Está escrito em João 15: 1 e 2; “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor”. Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpo, para que produza mais fruta ainda” (João 15: 1 e 2).
II. A PALAVRA DE CONFORTO E OS DEZ PRINCÍPIOS DO CONSOLO O CONSOLADOR VIVE EM NÓS
Reconhecemos os dez elementos de conforto, que podem ser assim sumariados:
* Versículo 1. Continuem confiando em Deus; continuem confiando também em mim. Isso implica: eu vou continuar suprindo todas as suas necessidades. Não deixem mais que seu coração se preocupe.
* Versículo 2. Minha partida tem a finalidade de preparar tudo com vistas a uma reunião abençoada na casa do Pai nas mansões celestiais.
* Versículo 3. Eu voltarei novamente e os levarei para que estejam face a face comigo. Então vocês estarão sempre onde eu estiver.
* Versículo 4-11. Embora minha presença visível seja removida, eu permanecerei para sempre como o único caminho, para que vocês chegarem ao Pai: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”.
* Versículos 12-14. Como resultado de minha ida para o Pai, vocês farão não só grandes obras, mas ainda maiores. Se pedirem qualquer coisa em meu nome, eu o farei.
* Versículos 15-17. Minha partida física tem o propósito de mandar o outro consolador que nunca os deixará, ou seja, o Espírito da verdade. O Pai lho dará a meu pedido.
* Versículos 18-24. Nesse Auxiliador eu voltarei (espiritualmente) para vocês, ou melhor, para todos os que me amam, não para o mundo.
* Versículos 25,26 – Esse outro Auxiliador, o Espírito Santo, lhes ensinará tudo, e lhes lembrará tudo o que eu mesmo lhes disse..
* Versículo 27 – Eu lhes deixo o maior presente de todos um presente muito maior do que o mundo poderá conhecer: a minha paz.
* Versículo 28 – Eu vou para o Pai. Se vocês me amarem o suficiente, isso os levará a festejarem.
III – “NÃO SE TURBE O VOSSO CORAÇÃO…”
Em momentos de grandes perdas, é muito difícil ficar sereno e calmo. Por favor, é possível mostrar-se conformado, mas por dentro somente. Deus e você sabem como está suportando, pode ser até o desejo de ser forte para ajudar a outros, que são caros aos afetos da sua alma.
A orientação de Jesus foi crer: “Credes em Deus, crede também em mim”. (João 14:1). Há momentos, em nossas vidas, nos quais somente a fé nos dá forças para prosseguir.
Quem olha para além das circunstâncias, para além do sofrimento, da perda e da morte, e enxerga a ressurreição e a vida: o lugar preparado, lá no céu, ao lado de Jesus e bem junto ao Pai, só pode ter calma. Que seu coração jamais fique conturbado!
IV. RECONHECEREMOS OS NOSSOS QUERIDOS LÁ NO CÉU E SABEREMOS QUEM SÃO ELES?
O texto do Evangelho de João nos ensina qeu sim. Vejamos:
* Nas mansões celestiais, na casa do Pai, há lugar para todos os filhos e filhas.
* Jesus foi preparar-nos lugar: é preciso estar preparado para ocupar o nosso lugar junto ao coração do Pai, com Jesus.
* Veremos Jesus e os remidos do céu e os conheceremos. É só lembrar que, na cena da transfiguração de Jesus – um relance de como está o Reino dos céus, Moisés e Elias foram reconhecidos.
* Vós sabeis o caminho para onde eu vou. (versículo 4). Disse Jesus. Mas Tomé falou: “Senhor, não sabemos para onde vais” (v.5).COMO SABER O CAMINHO? Quem não sabe para onde vão as almas dos que daqui partem, não sabe como chegar lá e como será maravilhoso!
Jesus é o Caminho, Jesus é a verdade e Jesus é a vida.”
Jesus foi categórico: NINGUÉM VEM AO PAI, SENÃO POR MIM. (João 14:6). Como Jesus é um com o Pai, ele não disse: “Ninguém vai ao Pai, mas sim ninguém vem ao Pai, senão por Mim. Disse Jesus: “Eu e o Pai somos um”.
Perguntaram ao grande evangelista Dwight L. Moody, “o senhor crê que nós nos reconheceremos lá no céu?” Ele respondeu com uma outra pergunta, e deixou com o seu interlocutor a conclusão: “O senhor acha mesmo, que lá no céu eu serei menos inteligente do que sou aqui?”
Creio que nós nos reconheceremos lá no céu. As nossas emoções e alegrias terrenas, são apenas uma pálida imagem das alegrias do céu. O estar em Cristo, faz de nós, “novas criaturas: e estar com Cristo, faz de nós seres bem-aventurados na eternidade. Veja o que diz a Bíblia: “Lázaro estava consolado no seio de Abraão”. “Ao ladrão na cruz, Jesus disse: Hoje mesmo estarás comigo no Paraíso.” Diz Paulo: “Estar com Cristo é infinitamente melhor!”
VI) JESUS ANUNCIA O OUTRO CONSOLADOR
“O Espírito Santo procede do Pai e do Filho; e, juntamente com o Pai e o Filho é adorado e glorificado”. Credo de Nicéia. Temos dito e muitas vezes diremos: VIVEMOS A ERA DO ESPÍRITO SANTO, mas Ele procede do Pai e do Filho.
1) “Veremos em Deus-Pai, a era da Criação” e dos passos iniciais para a redenção do homem e da ordem da Criação. O Filho estava no princípio com o Pai, sem Ele o Filho, nada do que foi feito se fez. (João 1:3). E o Espírito pairava sobre as águas, no amanhecer da Criação; “Pai-Filho-Espírito na Criação;
2) Vemos em Deus-Filho, a era da Redenção. No Jordão, vemos a Santíssima Trindade: O Filho, Jesus Cristo, sendo batizado; a voz do Pai ecoa do céu e confirma o Filho: “Este é meu Filho amado, em quem Me comprazo; e
3) E vemos Deus-Espírito descendo sobre Jesus em forma visível e corpórea. Jesus subiu ao céu, o Espírito Santo desceu a terra e a Igreja surgiu na unção e no poder do Espírito Santo. Que Deus a todos abençoe.
Ver. Guilhermino Cunha – Pastor da Igreja
Passamos, agora, a registrar as passagens bíblicas relacionadas com o texto bíblico da lição: JOÃO 14; 1 a 31
LIÇÃO 1
A caminhada de Jesus em direção ao ser humano – João 14:1 a 31.
VERSÍCULO 1
PROMESSA AOS AFLITOS
DIAS MAIS BRILHANTES – Salmo 30:5 “`Porque não passa de um momento a Sua ira, o seu favor dura a vida inteira.. Ao anoitecer pode vir o choro, mas a alegria virá pela manhã”.
CRISTO CONSOLA – Palavra de Cristo como fonte!
Mateus 9:22; Lucas 7:13; João 14:1,18; 16:33
FÉ IMPOSTA – Razões disto:
Garante o sucesso – II Crônicas 20:20
Um dever fundamental – João 28-29
Uma arma defensiva – Efésios 6:16
Elemento indispensável da Religião – Hebreus 11:6
Essencial à oração – Tiago 1: 5,6
Deve ser unida ao amor – I João 3:23
LAR CELESTE – A habitação final dos santos.
Um tesouro celeste – Mateus 6:20
Contém um registro dos santos – Lucas 10:20
Lugar para todos os crentes – João 14:2
O Cristo Glorificado ali entrou – Atos 7:55,56.
Edificado pela mão de Deus – II Coríntios 5:1; Hebreus 11:10
Reunião dos Redimidos de todas as nações – Apocalipse 7:9
Obediência, a condição de entrada – Apocalipse 22:14
PREPARAÇÃO DIVINA – Para as necessidades dos crentes.
Bênçãos super-abundantes – Salmo 23:5
Tesouros de bondade – Salmo 31:19
Festa espiritual – Mateus 22:4
Herança gloriosa – Mateus 25:34
Lar Celestial – João 14:2
CIDADANIA CELESTIAL
Motivo de alegria real – Lucas: 10:20
Assegura a Exaltação Futura – Lucas 22:30
Promete uma residência permanente – João 14:2
Fornece uma esperança imortal – Filipenses 3:20
Provê uma gloriosa herança – I Pedro 1:4
Há um registro dos nomes dos cidadãos – Apocalipse 21:27
DESEJOS DE CRISTO – (Alguns propósitos de Cristo)
Obedecer ao Pai – Mateus 26:34
Curar – Lucas 5:13
Ressuscitar – João 6:40
Atrair o mundo – João 14:33
A Segunda Vinda – João 14:3
Conservar Seus Fiéis na Sua Presença – João 17:24
Dispor dos Caminhos dos Fiéis – João 21:22
VERSÍCULO 3
RECOMPENSA NA VINDA – Outorgadas aos crentes na Segunda Vinda de Cristo
Honra da parte do Rei – Lucas 12:37
Comunhão com o Rei – João 14:3
Semelhança com o Rei – Filipenses 3:20,21
Glória com o Rei – Colossenses 3:1
Coroa Imarcescível – I Pedro 5:4
Visão Beatífica – I João 3:2
NA PRESENÇA DE CRISTO – (Alegria)
Lucas 23:43 ; João 12:26; 14:3; 17:24; II Coríntios 5:8; Filipenses 1:23;
I Tessalonicenses 4:17.
VERSÍCULO 4
CRISTO, O CAMINHO – João 14:6
Escuro – Vide 21:
Mau – Vide 26:89 – Provérbios 2:15; 13:15; 14:12; 15:9; Isaías 55:8; Mateus 7:13
TOMÉ – Um dos 12 Apóstolos – Mateus 10:8
Devotado a Cristo – João 11:16
Lento em entender o sentido das palavras de Cristo – João 14:5
Ausente quando Cristo apareceu no dia de Sua ressurreição, João 20:24
Recebeu evidência indubitável das mesma – João 20:27
Sua confissão de fé – João 20:28; João 21:21
VERSÍCULO 5
IGNORÂNCIA HUMANA
Brevidade da Vida, limita o Conhecimento – Jó 8:9
Futuro oculto – Eclesiastes 8:7
Males vindouros, imprevistos – Eclesiastes 9:12
Natureza e Graça cheias de mistérios – João 3:8.
VERSÍCULO 6
ACESSO – (à presença de Deus) – (Admissão)
Salmo 24:3,4
Salmo 24:4
Isaías 26:2
João 10:9
Romanos 5:2
Efésios 2:18; 3:12
Apocalipse 3:8
CRISTO. A VERDADE
Vida radiante – João 1:4
Vida abundante – João 10:10
Vida para os mortos – João 11:25
O Caminho, a Verdade, e a Vida – João 14:6
A Vida Eterna – Romanos 5:21
Morte Abolida – II Timóteo 1:10
A única fonte de vida – I João 5:12
VERSÍCULO 7
MEDIADOR – Sofreu e morreu para remir a raça : João 10:11; 12:23,24; Romanos 5:6; I Coríntios 15:3; II Coríntios 5:15; Apocalipse 5:9
VERSÍCULO 8
FILIPE – O apóstolo
Mateus 10:3; João 1:43; 6:5; 12:21; 14:8
DEUS INVISÍVEL – Ao homem.
João 1:18; 5:37; Colossenses 1:15; I Timóteo 1:17: 6:16
VERSÍCULO 9
EMBOTAMENTO DOS DISCÍPULOS
Mateus 15:16; 16:11; Lucas 18:34; 24:25; João 14:9
CRISTO DESCONHECIDO – João 1:10; 4:10; 8:19; 9:30; 14:9; Atos 13:27
VENDO A DEUS – Gênesis 32:30; Êxodo 24:10; Juízes 13:22; Jó 42:5; Salmo 141:8; Isaías 6:5; 33:17; Jó 14:9;
VERSÍCULO 10
SUA UNIDADE COM O PAI E DIVINDADE
João 10:30,38; 14:10; 17:11,22
PALAVRAS DE CRISTO – Suas características
Imperecíveis – Marcos 13:31
Graciosas – Lucas 4:22
Poderosas – Lucas 4:32
Espirituais – João 6:63
Transmissoras de vida – João 6:68
Incomparáveis – João 7:46
Julgadoras – João 12:28
Divinas – João 14:24
CRISTO ORÁCULO DE DEUS
Deuteronômio 18:18; João 8:26; 12:49; 14:10; 17^:8
OBRAS DE DEUS – Maravilhosas.
Salmos 8:3; 19:1; 26:7; 40:5; 111:4; 139:14; Eclesiastes 3:11; Apocalipse 15:1
VERSÍCULO 11
FÉ IMPOSTA – Razões disso:
Garante o sucesso – II Crônicas 20:20
Um dever fundamental – João 6:28,29
Uma arma defensiva – Efésios 6:16
Elemento indispensável da religião – Hebreus 11:6
Essencial à oração – Tiago 1:5,6
Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando: pois o que duvida é semelhante à Onda do mar: impelida e agitada pelo vento -. Deve ser unida no amor – Ver I João 3:23
OBRAS DE CRISTO – Poderosas. Mateus 11:20; Lucas 19:37; João 9:4; 10:25; 15;24
OBRAS PROVAM Mateus 5:16; Lucas 10:37; João 5:36; Tiago 2:18; I Pedro 2:12
AMÉM, AMÉM – (Em Verdade, em Verdade) – Expressão usada por Cristo: João 1:51; 3:3; 5:19,24; 6:26, 32, 47, 53; 8; 34, 51, 58; 10:1,7; 12:24; 13:16,20; 14:12; 16:21.
VERSÍCULO 12
PROMESSAS AOS CRENTES
SUPRIMENTOS CORPORAIS – Salmo 37:3
Bênçãos ilimitadas – Marcos 9:23
Respostas às orações – Marcos 11:24
Remoção dos obstáculos – Lucas 17:6
Filiação Divina – João 1:12
Vida Eterna – João 3:14,15
Plenitude Espiritual – João 6:35
Poder para o Serviço – João 6:35
Salvação – Romanos 1:16
VERSÍCULO 13
DEUS GLORIFICADO
João 13:31; 14:13; 17:4; I Pedro 4:11
PODER DA ORAÇÃO
Aumentado pela abnegação – Mateus 17:21
Dependente da fé – Mateus 21:20
Ilimitado para os que permanecem em Cristo – João 15:7
Para ser mais eficaz, deve ser acompanhado pelo louvor – Atos 16:25,26
Manifesto na vida de Elias – Tiago 5:18;
Exemplos: Jacó – Gênesis 32:26-28; Elias – I Reis 17:21,22;
O ladrão moribundo – Lucas 23:42
Os Discípulos primitivos – Atos 4:31
VERSÍCULO 14
RESPOSTA PROMETIDA – Salmo 91:15; Isaías 58:9; 65:24; Zacarias 13:9; Lucas 11:9; João 15:7
VERSÍCULO 15
ORDENS DE CRISTO – Mateus 28:20; João 13:34; 14:15,21; 15; 10,14; Atos 10:42; I João 3:23
OBEDIÊNCIA – (3) Bênçãos Prometidas. Êxodo 19:5; Deuteronômio 5:29; I Reis 5:14; Tiago 1:25; Apocalipse 22:14
VERSÍCULO 16
INTERCESSÃO DE CRISTO – Junto ao Pai pela Humanidade.
Pelos pecadores – Isaías 53:12
Pelos Crentes fracos – Lucas 22:32
Pelos inimigos – Lucas 23:34
O CONSOLADOR QUE VEM:
Traz à memória as palavras de Cristo – João 14:26
Convence o mundo de pecado – João 16:7,8
Guia a toda verdade – João 16:13
Procede do Pai – João 15:26
DADO:
Pelo Pai – João 14:10
Por Cristo – Isaías 61:3
Pela intercessão de Cristo – João 14:16
Enviado em nome de Cristo – João 14:26
Enviado por Cristo da parte do Pai – João 15:26; 16:7
VERSÍCULO 17
“ESPÍRITO” PROMETIDO:
Pelo Pai – Neemias 9:20; Lucas 11:13
Pelo Filho – João 20:22
À Cristo, sem medida – João 3:34
DADO:
Segundo a promessa – Atos 2; 38,39
Em vista da exaltação de Cristo – Salmo 6:18; João 7:39
Através da intercessão de Cristo – João 14:16
Em resposta à oração – Lucas 11:13; Efésios 1:16,17
Visando a instrução – Neemias 9:20
Visando o consolo dos santos – João 14:16
Para os que se arrependem e crêem – Atos 2:38
Para os que obedecem a Deus – Atos 5:32
Aos gentios – Atos 10:44,45; 11:17; 15:8
É abundante – Salmo 68:9; João 7:38,39
É permanente – Isaías 59:21; Ageu 2:5; I Pedro 4:14
É frutificador – Isaías 32:15
Recebido por meio da fé – Gálatas 3:14
Uma evidência de união com Cristo – I João 3:24; 4:13
CHAMADO “ESPÍRITO DA VERDADE”: João 14:17; 15:26; 16:13; I João 4:6
ESPÍRITO DA VERDADE: Isaías 59:10; Mateus 6:23; 15:14; II Coríntios 3:14; II Coríntios 4:4; Efésios 4:18; I João 2:11
SUMÁRIO GERAL:
Explicada – João 1:5; I Coríntios 2:14
Efeito do pecado – Isaías 29:10; Mateus 6:23; João 3:19,20;
Incredulidade, seu efeito – Romanos 1:8; II Coríntios 4:3,4
Falta de amor, prova de cegueira espiritual – I João 2:9,11
Obra do diabo – II Coríntios 4:4
Conduz a todos os males – Efésios 4:17-19
Incoerente coma comunhão com Deus – I João 1:6,7
Os ministros, fatal a si mesmos e ao povo – Mateus 15:14
Os ímpios são cegos espirituais – Salmo 82:5; Jeremias 5:21
Os justos aos próprios olhos são cegos espirituais – Mateus 23:19,26; Apocalipse 3:17
Os ímpios são culpados voluntariamente da mesma – Isaías 26:11; Romanos 1:19-21
Inicialmente imposto – Salmo 69:23; Isaías 29:10; 44:18; Mateus 13:13,14; João 12:40
Devemos orar por sua remoção – Salmo 13:3; 119:18
Cristo nomeado para removê-la – Isaías 42:7; Lucas 4:15; João 8:12; 9:39; II Coríntios 4:6
Os ministros de Cristo são luzes para removê-la – Mateus 5:4; Atos 26:18
Os santos são livrados dela – João 8:12; Efésios 5:8; Colossenses 1:13; I Tessalonicenses 5:4,5; I Pedro 2:9
VERSÍCULO 18
CRISTO CONSOLA –
Palavras de Cristo como Fonte! Mateus 9:22; Lucas 7:13; João 14:1-18; 16:33.
VERSÍCULO 19
CONSTÂNCIA DIVINA – Isaías 1:5; 54:10; João 13:1; 14:18; Hebreus 13:5
PARTIDA PREDITA – João 7:33; 13:33; 14:28; 16:5; 17:11
VERSÍCULO 20
CRISTO A VIDA
Vida radiante – João 10:10
Vida para os mortos – João 11:25
O caminho, a verdade e a Vida – João 14:6
À Vida Eterna – Romanos 5:21
Morte Abolida – II Timóteo 1:10
A única fonte de vida – I João 5:12
CERTEZA ESPIRITUAL – Colossenses 2:2; I Tessalonicenses 1:5; II Timóteo 1:12; Hebreus 10:28; I João 2:e; 3:19
UNIDADE COM O PAI – João 10:30,38; 14:10; 17:11,22
VERSÍCULO 21
CRISTO NO ÍNTIMO
Revelado na Vinda do Espírito Santo – João 14:20
Demonstra ao mundo a missão Cristã – João 17:23
A vida velha morre para viver a Nova – Gálatas 2:20
Obtida pela fé – Efésios 3:17-19
Um glorioso mistério – Colossenses 1:27
Obediência, essencial a nós mesmos – I João 1:24.
ORDENS DE CRISTO – Mateus 28:20; João 13:34; 14:15,21; 15:10.14; Atos 10:42; I João 3:23
OBEDIÊNCIA A CRISTO – Exemplos: Mateus 4:20; 7:24; 9:9; 21:6; 26:18; Lucas 5:5; 6:47; João 2:7; 11:29; 14:21; 21:6
AMOR A CRISTO – Exemplos:
José de Arimatéia – Mateus 27:57-60
A pecadora – Lucas 7:47; Tomé –João 11:16;
Maria de Betânia – João 12:1
Maria Madalena – João 20:11
Pedro – João 21:15-17
Paulo – Atos 21:13
AMOR DE DEUS
Deuteronômio 7:8; Jeremias 31:3; João 3:16; Romanos 5:8;
Efésios 2:4,5; I João 3:1
AMOR DE CRISTO
Inalterável – João 13:1
Divino – João 15:9
Até o sacrifício – João 15:13
Inseparável – Romanos 8:35
Constrangedor – II Coríntios 5:14
Sacrificial – Gálatas 2:20
VERSÍCULO 22
INSTRUÇÃO BUSCADA – Manifestada pelos discípulos no buscarem instrução. Mateus 13:36; Marcos 4:10; 7:17; 9:11, 28; 10:10; 13:4; Lucas 3:12; 11:1; 18:13; João 6:28
VERSÍCULO 23
Amor a Cristo – João 14:15,16; João 14:22-23; João 16:27; Efésios 6:24; I Pedro 1:8
Exibido por Deus – Mateus 17:5; João 5:20
Exibido pelos santos – I Pedro 1:8
Palavras guardadas (2) – Promessas àqueles que as guardam.
Vida Eterna – João 8:51
O Consolador constante – João 14:15-16
Comunhão Divina – João 14:23
Revelação Divina – João 17:6
Segurança – I João 2:3
Acesso a Deus – Apocalipse 3:5
VERSÍCULO 24
CRISTO NO ÍNTIMO:
Revelado na vinda do Espírito Santo – João 14:20
Demonstra ao Mundo a Missão Cristã – João 17:23
A vida velha morre para Viver a Nova – Gálatas 2:20
Obtida pela fé – Efésios 3:17-19
Um glorioso mistério – Colossenses 1:27
Obediência, essencial aos mesmos – I João 3:24
Possível para todos – Apocalipse 3:20
VERSÍCULO 25
MENSAGEIRO DIVINO – Mateus 21:37; João 6:38; 7:29; 8:42; 10:36; 17:31; 17:8,21
O CONSOLADOR QUE VEM:
Traz à memória as palavras de Cristo – João 14:26
Convence o mundo do pecado – João 16:7-8
Guia a toda verdade – João 16:13
Procede do Pai – João 15:26
DADO PELO PAI – João 14:16
Por Cristo – Isaías 61:3
Pela intercessão diz Cristo – João 14:16
Enviado em nome de Cristo – João 14:26
Enviado por Cristo da parte do Pai – João 15:26; 16:7
VERSÍCULO 26
O CONSOLADOR QUE VEM – (Grego – Parakletos)
Traz à memória as palavras de Cristo – João 14:26
Convence o mundo do pecado – João 16:7,8
Guia a toda verdade – João 16:13
Procede do Pai – João 15:26
DADO PELO PAI – João 14:16
Por Cristo – João 14:26
Pela intercessão de Cristo – João 14:16
Enviado em nome de Cristo – João 14:26
Enviado por Cristo da parte do Pai – João 15:26; 16:7
NESSA QUALIDADE – Ele
Comunica alegria aos santos – Romanos 14:17; Gálatas 5:22;
I Tessalonicenses 1:6
Edifica a Igreja – Atos 9:31
Testifica sobre Cristo – João 15:26
Proporciona o amor de Deus – Romanos 5:3-5
Proporciona esperança – Romanos 15:13; Gálatas 5:5
Ensina os santos – João 14:26
Habita nos santos e com eles – João 14:17
Permanece para sempre com os santos – João 14:16
É conhecido pelos santos – João 14:17
O mundo não pode recebê-Lo – João 14:17
VERSÍCULO 27
PAZ – Prometida aos Crentes:
Dom de Deus – Salmo 29:11
Abundante – Salmo 119:165
Perfeita – Isaías 26:3
Como um rio – Isaías 48:18
Legado de Cristo – JOÃO 14:27 E 16:13
SETE DONS DE CRISTO, AOS CRENTES:
Descanso – Mateus 11:28
Chaves do Reino – Mateus 16:19
Poder sobre espíritos maus – Lucas 10:19
Água viva – João 4:14
Pão do Céu – João 6:51
Vida Eterna – João 10:28
Legado de Paz – João 14:22; (Apocalipse 2:26.28; 21:6)
INSATISFAÇÃO – Com a vida pecaminosa
Deuteronômio 32:32 – “Porque a sua vinha é da vinha de Sodoma”
Eclesiastes 2:11 – “Considerai todas as obras que fizeram as minhas mãos,como também o trabalho que eu, com fadigas havia feito; e eis que tudo era vaidade e correr atrás do vento, e nenhum proveito havia debaixo do sol. (Eclesiastes 2:18; Isaías 8:21)
CRISTO CONSOLA:
Palavras de Cristo como Fonte: Mateus 9:22; Lucas 7:13; João 14:1,18; 16:33
NÃO TEMAS – Sete razões de encorajamento:
Bênçãos na jornada da vida – Gênesis 26:24
Suprimentos durante a fome – I Reis 17:13
Proteção no perigo – II Reis 6:16
Força na fraqueza – Isaías 4:10
Companhia na tribulação – Isaías 43:1-3
Cuidado protetor – Mateus 10:30,31
Vida além-sepulcro – Apocalipse 1:17,18.
VERSÍCULO 28
PARTIDA PREDITA: João 7:33; 13:33; 14:28; 16:5
REGOZIJO – Os santos devem ter gozo:
Grande – Zacarias 9:9; Atos 8:8
Abundante – II Coríntios 8:2
Cheia – Salmos 32:11; 68:23
Animada – Salmo 21:6; 68:23
Indizível – I Pedro 1:8
Cheia de glória – I Pedro 1:8
Constante – II Coríntios 6:10; Filipenses 4:4
Para sempre – I Tessalonicenses 5:16
Com tremor – Salmo 2:11
Em esperança – Romanos 12:12
Na tristeza – II Coríntios 6:10
Sob perseguições – Mateus 5:11,12; Lucas 6:22,23
Sob tribulações – Tiago 1:2; I Pedro 1:6; Hebreus 10:34
Sob calamidades – Marcos 3:17,18
Expressa em hinos – Efésios 5:19; Tiago 5:13
VERSÍCULO 29
CRISTO PROFETA:
Predito – Deuteronômio18:15,18; Isaías 52:7; Naum 1:15
Ungido com o Espírito Santo – Isaías 42:1; 61:1 com Lucas 3:18; João 3:34
Somente Ele conhece e revela Deus – Mateus 11:27; João 3:2,13,24; 17:6; 14:26; Hebreus 1:1,2
AJUDA À FÉ – Êxodo 4:5; 19:9; Isaías 41:20; 43:10; João 1:7; 11:15,42; 13:19; 14:29; 17:21; 18:15; 20:31
VERSÍCULO 30
CRISTO CALADO:
Predito – Isaías 42:2; 53:7
Perante o Sumo-Sacerdote – Mateus 26:62-63
Perante Pilatos – Mateus 27:14
Perante Herodes – Lucas 23:9
Perante os acusadores da pecadora – João 8:6
Nos dias finais de Sua obra – João 14:30
TENTAÇÃO DE CRISTO:
Foi usado pelo diabo – Marcos 1:13
Foi tentado pelos ímpios – Mateus 16:1; 21:18; Lucas 10:25
Resistiu pela Palavra de Deus – Mateus 4:4-7
Venceu a tentação – Mateus 4:11
Simpatiza com os que são tentados – Hebreus 4:15
É capaz de socorrer os tentados – Hebreus 2:18
Intercede pelo Seu povo, sob a tentação – Lucas 22:31,32; João 12:15
DERROTA DE SATANÁS – Por Cristo: Lucas 4:13; João 12:30,31; 14:30; II Tessalonicenses 2:8; Tito 2:14; I João 3:8
CRISTO IMPECÁVEL: Isaías 53:9; João 8:46; II Coríntios 5:21; Hebreus 4:15; 7:26; I Pedro 1:19; 2:22.
VERSÍCULO 31
CONHECIMENTO – Feitos do Senhor, para que os homens recebam Sabedoria
Espiritual – Êxodo 6:7; 8:10; 16:12; Josué 3:10; I Reis 18:37; Isaías 45:3; Joel 2:27; Zacarias 4:9; Mateus 9:6; João 10:38; 14:31; 17:23
OBEDIÊNCIA DE CRISTO – Exemplos: João 14:31; 15:10; Hebreus 10:9
CORAÇÕES HUMANOS SONDADOS POR JEOVÁ: I Crônicas 28:9; Jeremias 17:10; 23:24; Amós 9:3; Sofonias 11:12; Romanos 8:27
EBENÉZER !!!
Deixe uma resposta