CAPÍTULO 4
A CAMA CURTA E O COBERTOR ESTREITO
“A cama é tão curta que nela ninguém se pode estender, e o cobertor tão estreito que com ele ninguém se pode cobrir” (Isaías 28:20).
Por esta figura o profeta Isaías quis mostrar a insuficiência das providências humanas sem Deus.
Uma cama é para descansar e o cobertor para proteger a pessoa contra o frio da noite. Mas nas condições indicadas, não pode haver descanso, nem proteção adequada. E sem Deus, como pode haver descanso na alma e proteção contra os resultados do pecado? Com muita razão disse o Salvador: “Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos…Eu vos aliviarei…e achareis descanso para as vossas almas” (Mateus 11:28,29). Só o Senhor Jesus é habilitado a fazer um convite desta natureza. Mas, que Ele é, multidões durante os séculos dão testemunho como resultado feliz de experiência própria. A figura do profeta tem uma aplicação tríplice:
1ª) Na Vida Devocional – Feliz o país que tem homens dotados para a sua administração. Mas habilidade sem idoneidade é uma cama curta com cobertor estreito e o povo sofre; a habilidade humana é útil, mas sem a idoneidade do Evangelho é falha. Feliz é o país que tem uma boa legislação, mas que adianta sem reconhecer que a “justiça (na prática) exalta a nação”; legislação sem execução é cama curta com cobertor estreito. O patriotismo verdadeiro tem por base a abnegação ensinada pelo Evangelho de Deus; sem isto é fingido – palavras sem produção, uma cama curta.
2ª) Na Vida Doméstica – Há um amor por parte de alguns pais para com os filhos que é falho, curto, e não cobre as necessidades. Por exemplo, os pais que dizem que amam os seus filhos tanto que não podem corrigi-los. O fato é que esse “tanto” é insuficiente e curto. Se o amor fosse maior, se estenderia até a correção e disciplina para o próprio bem dos filhos. Temos uma ilustração no caso de Eli (I Samuel 3:13) que deixou de corrigir seus filhos com o resultado que na velhice, quando precisava a proteção deles, só teve vexames e inquietação.
O seu amor era insuficiente e inadequado. A mesma coisa se dá com a mãe que deixa de mandar seu filho ao colégio, alegando que o ama tanto que não pode separar-se dele. Essa qualidade de amor é egoísta e curta, e prejudica o futuro do filho, Se a separação importa em sacrifício para a mãe, a falta deste sacrifício é sinal de um amor inadequado, como o cobertor estreito.
3ª) Na Vida Individual – a) A Consciência é parte importante na vida, mas sem a iluminação que só Deus pode dar, é capaz de enganar e iludir uma pessoa. Esta iluminação vem por meio da Palavra de Deus, as Sagradas Escrituras e Seu Espírito Santo. Sem este auxílio a consciência humana é uma cama curta com cobertor estreito. B) A Mente ou a parte intelectual das nossas vidas, é um dom precioso de Deus; mas se não for ligado aos ideais que o Evangelho fornece, pode ser um perigo em vez de ser uma bênção. A prova disto é que os criminosos preparados são mais perigosos do que os criminosos analfabetos.
O preparo intelectual é insuficiente para formar o caráter; sem Deus é uma cama curta com cobertor estreito. C) A Alma. Finalmente, temos a alma, a parte espiritual das nossas vidas, a parte interna. Há pessoas que procuram a salvação por meio das suas boas obras, mas o apóstolo Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, nos diz em Efésios 2:8: “Pela graça é que sois salvos mediante a fé; não de obras (humanas) para que ninguém se glorie”. Em outras palavras, não somos salvos por qualquer cousa que nós podemos fazer, mas pelo que Cristo já fez.
O profeta Isaías nada diz a respeito da qualidade da cama ou do cobertor; a qualidade podia ser de primeira, mas a cama era curta e o cobertor estreito.
Assim é com as nossas vidas; boas que sejam, são insuficientes e inadequadas ao lado do padrão que Deus exige, manifestado no Senhor Jesus.
Por isso precisamos dEle! Há outros que confiam nas cerimônias e nos ritos de alguma religião. Mas a religião, seja qual for, mesmo a religião protestante, sem possuir pessoalmente o Salvador, não dá descanso à alma, nem nos cobre para comparecermos perante Deus. Precisamos do manto da justiça divina, fornecido pelo Senhor Jesus.
E que mais diremos? Quanto aos prazeres deste mundo, há qualquer um, ou mesmo todos juntos que possam satisfazer a alma? Não, não podem! Cama curta e cobertor estreito, deixando a pessoa desapontada e desgostosa. Mas a alegria do Senhor é outra coisa. “Dia feliz, dia feliz, quando em Jesus me satisfiz”.
Ainda há o seguinte. Nos tempos das tristezas amargas da vida, que dilaceram a alma e deixam o coração quebrantado, quais são os recursos que o mundano tem nessas ocasiões? O melhor conforto que o mundo pode oferecer é inadequado, uma cama curta com cobertor estreito. Não é assim com aqueles que têm o Senhor Jesus. Graças a Deus, Ele é mais do que suficiente para todas as circunstâncias que possam surgir nesta vida.
Todas as providências humanas, tanto para a vida atual como para a eternidade, são insuficientes e falhas. Necessitamos do Senhor Jesus, o Filho de Deus, o Salvador, o Autor e Consumador da nossa fé.
(“A Pena Evangélica” – do livro do Ver. Harold H. Cook).
EBENÉZER !!!
Deixe uma resposta