Publicação autorizada pelo Presbítero Romeu Maluhy Junior, pastor e epíscopo
Agradecimentos de Universal Assembléia da Santa Aliança Cristã
Presbítero Jailson Pereira, apóstolo e epíscopo
02 – JESUS CRISTO É O SENHOR
(Este é o grande sermão proferido pelo famoso pregador dos dias atuais,
BILLY GRAHAM, no Maracanã, em 3 de julho de 1960.
“Esta é a hora mais importante para muitos que aqui se encontram. Pois enquanto eu vos falo, vós ouvireis a minha voz, mas haverá outra voz que vos falará. Tendes os ouvidos que estão colocados nas vossas cabeças. Mas tendes também um aparelho auditivo n´alma
Enquanto eu falo e me dirijo aos vossos ouvidos físicos, Deus se dirigirá às vossas almas. Ouvi, ouvi, então, atentamente.
Quando eu era ainda muito pequeno, uma criancinha, minha mãe me banhava. Nasci numa fazenda. E havia uma grande bacia que minha mãe colocava na cozinha. Eu entrava na bacia, e todos os meninos tomavam banho no sábado à noite. E ela esfregava-me as costas, esfregava-me as orelhas.
Quando eu tinha cinco anos, ela entrou na cozinha para dar-me o banho habitual e disse-me: – Quero ensinar-lhe uma passagem das Escrituras. Eis aí o que ela me ensinou: – “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Porque Deus assim amou o mundo…quero fazer-vos uma pergunta: OUVI: DEUS ama o mundo??? Sim, Deus ama o mundo!!!
Se Deus ama o mundo, por que há tanto sofrimento e miséria? Por que há tanta enfermidade? Por que tanta miséria? Por que os homens odeiam e mentem e enganam-se uns aos outros? Por que sofremos as dores do coração? Se Deus é um Deus de amor, por que não paralisa todo o mal e sofrimento que há no mundo? Se Deus é um Deus de amor, por que Ele permite a realização das guerras? Por que Deus permite a moléstia? Se Deus é um Deus de amor por que Ele não cura a todos? Já fizestes a vós mesmos, estas perguntas?
O mundo hoje se encontra conturbado. Muitos acreditam que está iminente uma outra guerra. Há muitas forças más, vis, que atuam neste mundo. Há muitas pessoas que acreditam que o mundo poderá esboroar-se em nossos dias. Muitos falam já prevendo o fim do mundo. Será que Deus irá permitir que este mundo se esboroe? Se Deus é um Deus de amor, por que Ele permite a morte? Há muitos aqui que têm medo de morrer. Entretanto, morrerei. A Bíblia diz que cabe ao homem morrer uma vez. Mas se Deus é um Deus de amor, por que Ele permite que morramos? Por que Ele permitiu que o vosso pai, a vossa mãe e vossa irmã morressem? A Bíblia diz que Deus é um Deus de amor. É Deus efetivamente um Deus de amor?
Pensemos, pensemos em Deus. Ele é o Deus poderoso. Ele fez o sol. Ele criou aquela lua no firmamento. Ele pôs o verde na relva. Ele criou-vos a vós. Ele criou-vos a vós. Ele criou o mundo. Ele é o poderoso Deus da criação.
Mas há outra coisa que a Bíblia nos ensina a respeito de Deus. A Bíblia nos diz que Deus é espírito. Deus não possui corpo como nós possuímos. Ele é espírito. Ele não está limitado a um lugar no espaço de cada vez. Ele pode estar na China, no Japão, na Grã Bretanha, no Brasil simultaneamente. Deus é espírito. Não está restrito a um corpo como é o nosso.
A Bíblia também nos diz que Deus é um Deus imutável. Deus nunca mudou. O mesmo Deus que detestava a mentira, a morte e a guerra, e dá-nos a paz, ainda hoje os detesta. Nós podemos mudar. Mas Deus é imutável, nEle não há mudança. É o mesmo Deus poderoso que sempre foi.
A Bíblia também nos diz que Ele é um Deus santo, Deus justo e reto. Deus nunca delinqüiu e pecou. Deus, nunca teve um pensamento mau. Ele é um Deus de santidade e retidão, que exige a retidão e santidade de Suas criaturas.
Deus também é um juízo. Imaginamos por vezes que Deus seja um velho barbudo, navegando numa nuvem e aprovando os homens em tudo o que fazem. Mas não é este o papel de Deus que a Bíblia nos dá. Deus irá julgar o mundo. Deus uma vez destruiu o mundo por causa do seu pecado, e o fez com água.
Como terminará este mundo? Omo acabará esta geração? A Bíblia diz, em julgamento e juízo. E quando morrerdes em trareis em juízo. Deus irá julgar os homens.
A Bíblia também nos ensina que Deus é imparcial. Deus não tem preferidos. Ele ama todos os homens. Ele não olha para a cor de sua pele. Ele não toma conhecimento de vossa situação social. Deus olha o interior. A Bíblia diz que não há diferença. A Bíblia ensina que Deus é um Deus imparcial.
Mas ainda outra coisa nos diz a Bíblia. A Bíblia nos ensina que Deus é um Deus de amor. Deus ama, eis justamente o motivo porque Deus criou a raça humana. Deus tem tanto amor que Ele desejou que houvesse criaturas neste universo a quem pudesse expressar e comunicar o Seu amor..
Então Deus criou o homem à sua imagem. Deus desejou amar alguém. Deus vivia na solidão. Ele desejava comunicação. E então criou a raça humana.
Criou o homem por causa de Seu amor. E quando Deus nos criou como homens, Ele conferiu-nos uma prerrogativa que não deu a outras criaturas. Todos que aqui estais possuís corpo, olhos, e nariz, e mãos, e pés. Isto é o vosso corpo. Mas residindo no interior desse corpo está o verdadeiro EU. A vossa alma. O vosso espírito.
O que acontece quando morreis? O corpo vai para a sepultura, mas, vós a pessoa, a real pessoa, viveis, viveis para sempre. Li a respeito de um homem que há poucos dias, praticou o suicídio. Não, não é possível cometer suicídio. Só é possível matar o corpo. Não é possível matar a alma. A alma vive para sempre. Foi feita à imagem de Deus.
Mas no interior de vossa alma existe um dom feito por Deus. Ele deu ao ser humano uma vontade própria. Ele investiu o homem da capacidade de fazer escolha. Deus disse ao homem: – Eu quero que me ames. Mas Deus não nos fez como um automóvel. E Deus não comprime simplesmente um botão e o homem passa a obedecê-Lo mecanicamente. Fostes feitos à imagem de Deus. Sois pequenos deuses, miniatura de Deus. Tendes uma vontade própria.
No princípio os homens elegeram amar a deus. E disse Deus: -Se me obedecerdes e me amardes, edificaremos um mundo maravilhoso. Não haverá sofrimento. Não haverá doenças. Não haverá guerras. Não haverá dificuldades. E Deus e o homem se fizeram amigos.
Mas certo dia, algo aconteceu. Ouvi. A tragédia repontou. As dificuldades surgiram. O homem decidiu que não mais necessitava de Deus. Rebelou-se contra Deus. Não preciso, disse ele, de Deus. Edificarei o meu mundo sem Deus. Deus, adeus para ti. Não preciso de ti.
E desde aquele momento Deus e o homem se separaram. Rompeu-se a amizade existente. E daí todo o mal começou. Daí começou a guerra. Daí nasceu a cobiça. Aí começou a moléstia. Daí nasceu a morte. E a separação entre Deus e o homem recebeu o nome de pecado. E cada pessoa que já nasceu neste mundo é vítima de uma moléstia moral. Esta moléstia chama-se pecado.
A Bíblia diz que todos pecaram e destituídos da glória de Deus. Vós sois pecadores. Eu sou pecador. Eu tenho uma moléstia moral. E tão certo como o câncer pode destruir o corpo, essa moléstia mata, mata a alma.
A Bíblia diz que o salário do pecado é a morte. Há três espécies de morte mencionadas na Bíblia: primeiramente a morte física. O corpo morre; em segundo lugar a morte espiritual. É possível que estejais fisicamente vivos agora, mas espiritualmente talvez mortos. Estais separados de Deus? Não seguis a Bíblia? Não orais a Deus? Não viveis uma vida com Deus? Espiritualmente estais mortos.
Talvez tenhais fortunas. Talvez sejais uma bela mulher. Mais estais espiritualmente mortos. Estive em Hollywood há poucos meses passados.
Conversei com 600 atores cinematográficos. Quando terminei a minha mensagem, aproximou-se de mim uma linda jovem. É uma das maiores estrelas cinematográficas do mundo. Disse-me ela: – Eu sou rica, sou famosa, sou linda, mas sou infeliz. Que há de errado comigo? Disse-lhe então: Estais espiritualmente morta. Há milhares de pessoas no Brasil e nos Estados Unidos que têm um vazio dentro do coração. Em nada realmente credes.
Não tendes a quem dedicar vossa vida. Tendes tudo mas estais infelizes. Talvez venhas a ser um grande astro ou uma grande estrela de cinema. Talvez sejais uma figura destacada no mundo esportivo. Acumulareis talvez a maior fortuna do Brasil. Mas não tendes energia e felicidade na alma. É porque estais espiritualmente mortos.
Três espécies de morte há que a Bíblia refere, causadas pelo pecado. Morte física, morte espiritual, e, em terceiro lugar, a morte eterna. Jesus Cristo se referiu ao inferno e às trevas exteriores. Isto significa que quando morrerdes estareis para sempre separados de deus. É o resultado do pecado.
Há uma doença que nos assola. Vós tendes tal moléstia. E essa moléstia será a maldição de vossa alma. Traz a infelicidade para a vida. O que podereis então fazer? Qual o caminho para onde vos voltareis? Como ides vos curar dessa moléstia moral? Como, como vos curareis? É essa pergunta que todo mundo faz hoje. É a pergunta que fazem Washington e Moscou. É a pergunta que vós hoje fazeis.
A Bíblia tem a resposta. A Bíblia diz que não obstante o nosso pecado e a nossa rebelião, assim mesmo Deus nos ama. Deus vos ama. Ele vos ama.
Não importa a extensão do vosso pecado. Deus olha do alto céu. E vê a humanidade com todos os seus sofrimentos, os seus conflitos, os seus ódios e as suas guerras. E Deus diz: – Eu vos amo, humanidade. Eu desejo auxiliar-vos. Mas o que poderia Deus então fazer?
Andava certo dia pela estrada da cidade onde resido. E pisei num pequeno formigueiro. Matei muitas formigas. Feri muitas outras. Destruí aquela residência das formigas. E por um instante eu me detive. E pensei de mim para mim: – Eu gostaria de ir ajudar aquelas formigas a recuperarem a sua situação. Eu gostaria de dizer-lhes que o que fiz, o fiz sem querer. Mas não podia dizer. Eu sou muito grande, elas eram muito pequeninas e eu não podia falar a linguagem das formigas.
Deus olhou dos altos- céus e nos viu aqui. E viu o nosso pecado, a nossa maldade, a nossa infidelidade,a nossa guerra, o nosso sofrer. E disse então: – Eu vos amo. Eu posso ajudar-vos. Sabeis então o que fez Deus? Como podia Deus falar a nós? Ele é o Deus Todo-Poderoso, e nós formiguinhas neste mundo.
O que podia Deus fazer? Sabeis o que Ele fez? Ouvi: O Deus poderoso se fez homem, e aí está a identificação de Jesus Cristo. Ele era Deus na carne e no corpo humano. Era Deus vivendo como homem. Direis, isso é inacreditável. Mas a Bíblia o ensina. Deus se fez homem. Ele fez com que os cegos vissem. Ele fez os surdos ouvirem. Ele fez os mudos falarem. Ele fez os aleijados andarem. Ele levantou os mortos. Ele alimentou os famintos.
Ele era Deus. Ele ensinou um sistema revolucionário de ética. Ele disse – Se alguém bater numa face, então ofereça a outra face. Ele disse-nos que amássemos os nossos inimigos e esquecêssemos as suas ofensas. Ele disse que todos os homens são nossos irmãos, e que devemos amar o próximo como a nós mesmos. Ele era Deus.
Mas Ele não veio somente para ensinar e curar. Ele veio para outro fim. Ele veio para morrer. E a verdadeira razão porque Deus veio a este mundo em Cristo, foi para buscar e salvar o que se havia perdido. E naquela primeira sexta-feira santa, Ele morreu. Morreu por nós. Morreu por vós, morreu por mim.
Se fordes a qualquer igreja católica ou protestante no Brasil, vereis uma cruz. Pois todos nós concordamos nisso que a cruz é o centro do cristianismo.
E crucificaram Jesus Cristo fora da cidade. Levaram açoites e feriram-lhe as costas. Coroaram-no com uma coroa de espinhos. Cuspiram-lhe a face. E quando isto foi feito os anjos dos céus desembaiaram as suas espadas. E Ele disse: – Não! Eu amo a este povo. Eu quero salvá-lo. Eu irei morrer para sua salvação. E então pregaram-no numa cruz. Puseram-lhe cravos nas mãos. E cravos nos seus pés. Ergueram-no então e ali permaneceu. Ele pendurado, sangrando e sangrando até morrer. Mas não foi esse afinal o seu real sofrimento.
O verdadeiro sofrimento de Cristo veio quando Ele exclamou: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Naquele terrível momento Deus estava reunindo todo o nosso pecado e depositando essa carga tremenda sobre Cristo.
Ele tornou-se pecado, aquele que pecado não conhecia. Todas as mentiras que já proferistes, todos os maus pensamentos que já tivestes, todas as coisas que já praticastes, Deus sobre Ele colocou. E então Ele curvou-se e bradou: – Está consumado. Colocaram-no então numa sepultura. Mas não ficou na sepultura. Na manhã do terceiro dia, ergueu-se redivivo. Cristo é um Cristo vivo. Vive, agora, não está morto, mas vive, a sua presença é real aqui agora. E a bíblia diz que um dia Ele voltará para reinar.
Para onde caminha esse mundo? O reino de Deus virá, Jesus Cristo, o rei, reinará. Ele vive. Ele virá. A Bíblia no-lo ensina. Agora o que podeis fazer para entrar n esse reino ?
A Bíblia nos diz que Deus tanto nos ama que deu o Seu próprio Filho, para que qualquer que nEle crê não pereça mas tenha a vida eterna. Deus deu o Seu Filho. Agora cabe que façais algo.
Há vinte e três anos que estudo este livro. Eu não posso crer que alguém possa chegar até o céu, eu não posso crer que alguém tenha salvação, até que haja três elementos em sua vida. Há centenas, há milhares de pessoas que estão nas igrejas de minha terra, que freqüentam as igrejas, mas não estão no reino de Deus. Eu quero que lembreis daquilo que nesta hora vou dizer: Ouvi atentamente, nestes poucos momentos.
Três coisas, três coisas, Deus requer de vós. Quereis o perdão de vossos pecados? Quereis paz no coração? Quereis vida d´alma? Quereis ter a certeza da vida eterna no c eu? Então eis aqui três coisas, ouvi!
PRIMEIRO: deveis vos arrepender de vossos pecados. Jesus Cristo diz que a menos que vos arrependais certamente perecereis. Já vos arrependestes? Perguntareis o que vem a ser o arrependimento? Arrependimento significa o reconhecimento, de vossa parte, de que contra Deus pecastes. Significa mais do que isso, entretanto. Significa que mudareis a vossa maneira de viver.
Não podeis seguir a Cristo e viver a vossa própria vida. Não podeis continuar com a vossa mentira, com a vossa desonestidade, com a vossa cobiça, com a vossa imoralidade.
Talvez já fostes até mesmo batizados. Talvez freqüenteis a Igreja ocasionalmente. Não basta para a salvação de vossa alma. Porque pela fé sois salvos, pela graça e por vossa fé, não pelas obras; é um dom gratuito de Deus. Não podeis comprar a vossa salvação.
A salvação vem pela graça e a misericórdia de deus. Mas Deus exige arrependimento. Já vos arrependestes dos vossos pecados? Eu vos convido a dizer hoje perante deus: – Eu sou um pecador, mas eu me disponho a deixar os meus pecados.
A segunda coisa necessária: deveis receber Jesus Cristo pela fé, em vosso coração. E isto é um ato de vossa vontade pelo qual direis: – Eu aceito, eu recebo Jesus Cristo como meu Salvador. Já houve uma ocasião na vossa vida em que O recebestes? Podereis fazê-lo agora mesmo, onde estrais. Podeis recebê-Lo. E, perguntareis, quanto tempo leva isso? Um instante, algo momentâneo. Podeis vos arrepender de vossos pecados e receber Jesus Cristo como Salvador e então sabeis o que acontecerá? O Espírito de Deus penetra no coração e confere vida nova e vos dá um novo poder, uma nova força e vos confere uma nova paz, uma nova alegria na vida.
Deus faz de vós filhos Seus. Mas há algo ainda, algo terceiro a fazer: Jesus Cristo quer que disponhais a obedecer-Lhe e seguí-Lo, levando renunciadamente a cruz.
Grandes multidões afluíram para ouvir Jesus Cristo. Muitos, muitos O seguiram. Mas o Senhor Jesus lhes disse: – Aguardai um pouco. Parai. Não sabeis o que estais fazendo. Se não estais dispostos a vos negar a vós mesmos, a sacrificar o vosso ego, para obedecer-Me, então não podeis ser mês discípulos. Há muitos de vós que quereis ser cristãos mas quereis ainda gozar as coisas deste mundo.
O Senhor Jesus Cristo vos diz: – Não! É necessário escolher, e ouvi-me agora: É difícil ser cristão. Não é fácil seguir a Cristo. É difícil eu vos digo. Significa perseguição, talvez signifique que alguns de vós sereis deserdados por vossos pais. Talvez em alguns casos, significará o ridículo, a zombaria de que sereis alvo por seguirdes a Cristo. Custará alguma coisa seguir a Cristo. Todos os apóstolos que seguiram a Jesus Cristo foram postos à morte por sua fé, O Senhor Jesus Cristo disse que é mister que vos disponhais a segui-Lo até a morte. Estais dispostos a seguir a Cristo até à morte?
Três coisas, então: deveis deixar o vosso pecado, deveis receber o Senhor Jesus Cristo e importa segui-Lo e obedecê-Lo. Isto significa se hoje vierdes a Cristo, começareis a ler a Bíblia. Isto significa que crescereis em Cristo.
Significa que cada dia separareis alguns minutos para a oração. Significa também que entrareis em comunhão com outros crentes que convidarei vir aqui à frente para confessar o Senhor Jesus Cristo porque Ele mesmo disse: – Se vos não dispuserdes a confessar o meu nome perante os homens, eu não vos confessarei perante o meu Pai que está nos céus. Significa também que entrareis nesta comunhão com outros crentes que vivem em Cristo, que lêem a bíblia e amam a Bíblia, e amam o Senhor Jesus.
Quereis o perdão para os vossos pecados? Quereis Cristo no coração? Quereis ter a certeza da vida eterna nos céus? Podeis saber isto hoje, leitores. Mas desejo avisar-vos de alguma coisa. Não podereis vir a Cristo em qualquer ocasião de vossa vida. Só podeis vir quando o Espírito de Deus vos atrai.
Há um perigo de endurecerdes o coração uma vez que o Espírito Santo vos fale à alma. Há uma voz pequena que no fundo do coração vos sussurra alguma coisa nesta hora. Precisais de Cristo. Quereis o Senhor. O Espírito Santo diz que deveis recebê-Lo agora. É bom que o façais agora; ouvintes meus; talvez não haja outra oportunidade de fazê-lo.
Convido-vos a curvardes as vossas cabeças. Todas as cabeças. Ninguém olhando para o seu próximo! Ninguém se locomovendo ! Ninguém saindo deste recinto! Esta é a hora sagrada, o momento santo da reunião.
Eu quero convidar as centenas aqui presentes, para receberem a Cristo no coração. Vós quereis o perdão dos vossos pecados? Quereis ter a certeza da vida eterna no céu? Estais dispostos ao arrependimento? Quereis receber Jesus Cristo? Estais dispostos a deixar os vossos pecados? Quereis deixar a vossa maneira de viver? Quereis Cristo no coração? Eis o que eu vos peço e convido a fazer:.
Eu quero perguntar se sinceramente tendes este propósito. E então tireis o vosso lenço do bolso ou da bolsa e dentro de alguns momentos eu vos convidarei a acenar esse lenço: EU ACEITO JESUS HOJE NO MEU CORAÇÃO,
EU VOU COMEÇAR A LER A BÍBLIA. EU VOU DEIXAR OS MEUS PECADOS, VIVEREI PARA CRISTO. EU QUERO CRISTO NO MEU CORAÇÃO. ESTOU DISPOSTO A SEGUÍ-LO DESDE AGORA.
Eu quero que levantes agora o vosso lenço, somente erguê-lo, e podeis abaixá-lo. E agora, acenai o lenço, acenai o lenço, vós que ouvis a voz de Deus que nos fala ao coração. Abaixai agora o vosso lenço. Talvez não entendestes o que eu disse. Ouvi, escutai: – Eu quero que vós aqui estais neste estádio, que recebestes hoje Jesus Cristo como Salvador, que ides deixar os vossos pecados, que ides tomar uma posição decisiva por Jesus Cristo na loja, na oficina, onde quer que viveis e trabalhais, que ireis entrelaçar a vossa vida na comunhão com outros crentes, agora então, vós que assim fazeis, acenai o vosso lenço. Se sinceramente assim decidis em vosso coração – aceitar Jesus como9 vosso Salvador – acenai então.
E agora eis o que eu quero que façais. Cada pessoa que levantou o seu lenço, que acenou o lenço, u quero que isto façais: – Ficai de pé.. Onde estais agora. Somente vós que aceitais Jesus como Salvador. Todos que acenaram os lenços, em sinal de aceitação, ficai de pé. Centenas, centenas se levantam.
Permanecei em pé, permanecei, vós que aceitais Jesus como Salvador. E agora, eu vos convido a fazer a seguinte oração. Orai nesse momento. Fazei a vossa oração em voz alta:
Ó Deus (repetis novamente comigo, vós que hoje aceitais a Jesus Cristo); Ó Deus eu sou um pecador. Eu sinto o constrangimento pelos meus pecados. Recebo Jesus Cristo como Salvador e Senhor. Deste momento em diante eu seguirei no serviço e na comunhão da Igreja de Cristo. Em nome de Jesus. Amém.
(Transcrito pelo Rev.. Romeu Maluhy, que esteve presente no Maracanã, naquela noite inesquecível, na época, era então Presbítero da Igreja da Ilha do Governador.
Este livreto foi publicado pela Casa Publicadora Batista – Caixa Postal. 320 – Rio de Janeiro- Estado da Guanabara.
EBENÉZER !!!!!


Deixe uma resposta