19 de fevereiro de 2013

 
 
Autoria do Reverendo Romeu Maluhy, pastor da Igreja Presbiteriana

Publicação autorizada pelo Presbítero Romeu Maluhy Junior, pastor e epíscopo

Agradecimentos de Universal Assembléia da Santa Aliança Cristã

Presbítero Jailson Pereira, apóstolo e epíscopo

 
 
 

17 – MÚSICA: PRESENTE E GRAÇA DE DEUS

 

“Cantai louvores ao Senhor, vós que sois seus santos, e dai graçaa ao seu santo nome” (Salmo 30:4)

 

 

            “ALELUIA” (no hebraico “Louvai a Deus”). Muitas vezes encontramos esta ordem, esta exortação na Palavra de Deus. Ele não ficará menor se eu não O louvar; quem perde somos nós. O Deus que nos formou com a necessidade de louvá-Lo, de enaltecer o Seu nome, de apresentar-Lhe sacrifício de Louvor, reconhecendo quem é o nosso Deus. Louvando a Deus dizendo, falando ou cantando quem Ele é (Colossenses 3:16; Efésios 5:19).

            O louvor é o maior de todos os trabalhos que os filhos de Deus podem, realizar. É a mais sublime manifestação dos santos; em suma, o louvor dos homens a Deus é a mais grandiosa manifestação de vida espiritual. Não há nada que o cristão possa oferecer que supere o louvor. À medida que deixamos o Espírito Santo nos mover, reconhecemos o significado do louvor, pois nele encontramos o conteúdo básico de nossa fé.

            O louvor é muito enfatizado e freqüentemente registrado na Bíblia sob diversas formas e maneiras pelas quais podemos louvar a Deus.

Vejamos: pela oração, pela leitura da Palavra, pelo testemunho de nossa vida cotidiana, pelo nosso cântico. No louvor podemos exaltar a beleza, a pureza, a majestade, o perdão, a vitória, a oração respondida, bem como os problemas, As dificuldades, os sofrimentos; em tudo e por tudo devemos louvá-Lo. Este , então, é o tempo de louvar.

            Os jovens crentes precisam saber que devemos começar a louvar. Mas um louvor perfeito diante de Deus, um louvor SANTO, pois Jesus disse: “Da boca dos pequeninos e crianças de peito tiraste o perfeito louvor” (Mateus 21:16).

Essas palavras de Jesus dirigidas aos principais sacerdotes e aos escribas, também são dirigidas a nós, alertando-nos sobre nossa responsabilidade de não impedirmos e incentivarmos a todos a louvá-Lo de coração.

Querido Jovem Presbiteriano, o que você está fazendo para louvar a Deus, servi-Lo, aceitá-Lo de todo o coração?

            Vamos nos deter por alguns minutos em uma das partes do louvor, que é, em nossos dias, muito enfatizada em nosso meio jovem, que é o louvor através da Música.

            O que você tem feito? Como está sendo feito este louvor?

            A música desempenha papel importante no culto cristão e adoração a Deus. O grande Martinho Lutero disse: “A música é presente e graça de Deus, não invenção dos homens”. Desde Gênesis 4:21 até o Apocalipse encontramos referências sob diversas formas e situações.

            Vejamos algumas:

Como expressão de louvor e adoração – Êxodo 15; Números 21:17; Juízes 5:1-15; I Samuel 2:1-10; Isaías 38:9-20; Lucas 1:46-55; e Lucas 19:37.

Como meio de edificação – II Crônicas 5:12-14; Atos 16:25; Efésios 5:19.

Como meio de instrução e admoestação – I Crônicas 25:7; 15:22; 25:5; Colossenses 3:16; Tiago 5:13

O ministério da música e o ministro da música – Números 8:5,6; Esdras 2:70;
I Crônicas 16:4-7; 25:7; 6:31,32; 15:27; 9:33; Neemias 12:47; 11:23

A música apocalíptica – Apocalipse 14:2; 7:9-12

A MÚSICA NA IGREJA ATUAL

            Como tem sido feita? Qual o futuro de nossa música na Igreja? Estamos enfrentando hoje, em nosso meio evangélico, grandes transformações no campo do louvor através da música.

Observemos: Satanás, desde o princípio, tem pro curado desviar a humanidade do propósito santo do verdadeiro louvor a Deus. A música é o melhor veículo de Satanás, alem de ser o maior, para destruir a mente dos nossos jovens crentes de hoje. Isaías 14:12 declara que quando Satanás foi expulso do céu, Cristo presenciou a sua queda (Lucas 10:18) e seus instrumentos musicais foram lançados com ele sobre o mundo, e é por isso que quando tentava a Cristo dizia:

“Tudo isto te darei, se prostrado me adorares” (Mateus 4:9). E é isto que Satanás quer ainda hoje: usurpar o louvor e a adoração que pertencem a Deus, pois ele era perito em louvor.

            Na música a sua atuação é muito grande nestes dias, e muitos crentes estão caindo em seus laços e armadilhas (Efésios 6:11), mesmo tendo a melhor das intenções de querer “louvar a Deus”, através dos cânticos.

Embora a Bíblia claramente nos exorte que devemos servir a Deus com reverência (Hebreus 12:28) e que devemos ser sóbrios (I Pedro 1:3), temos visto justamente o oposto acontecer no campo da música. Muitos estão  “enganados e sendo enganados” (II Timóteo 3:13) e com a intenção de comercializar e vender um tipo banal e irreverente de Música Sacra: têm até desvirtuado a música evangélica, provendo de conformação ou semelhança musical com o mundo(Romanos 12:2). Estilos, ritmos, instrumentação, estão chegando à música evangélica, provendo de conformação ou semelhança musical com o mundo(Romanos 12:2). Estilos, ritmos, instrumentação, estão chegando à música evangélica chamada Música Jovem, não podendo mais, muitas vezes, fazer distinção entre a música mundana e a música da igreja. [A desculpa é que os jovens gostam e se eles gostam, colocam o prazer em primeiro lugar.

Precisamos observar com urgência os seguintes pontos: O ser humano é composto de três partes: espírito, alma e corpo; e a música de igual modo também em três partes: melodia, harmonia e ritmo. Correlacionando as diversas etapas temos:

1ª etapa – A Melodia muito tem haver com o espírito, isto é, sensibilidade, verdade e consciência, operando assim a fé. A melodia deve retratar exatamente a mensagem da música (Efésios 5:19), tendo como efeito espiritual.

2ª etapa – A Harmonia relacionando-se com a alma, mente, emoções, vontade, dependendo assim da melodia, sendo seu apoio (Romanos 12:2).

3ª etapa – O Ritmo está ligado ao corpo; no corpo estão os nossos sentidos: – visão, audição, gosto, tato e olfato. O ritmo deveria ser complemento, mas não no sentido de atrair a atenção para os movimentos como: remexer do corpo. Muitas vezes estamos praticamente dançando ou mesmo atendo palmas exageradamente e com isto a melodia, a letra, não são ouvidas; e porque não falarmos também dos sons altíssimos, não permitindo assim que o louvor perfeito chegue até os ouvidos de Deus. O que Ele quer de nós corretamente são expressões de alegria, esperança, respeito etc.

Observando as etapas acima, concluímos que a ordem de Deus quanto à música e o seu uso como meio de louvor é a seguinte:

            MELODIA           HARMONIA             RITMO

            ESPÍRITO            ALMA                        CORPO

Mas, Satanás sagaz e querendo desviar-nos do louvor puro e santo inverte essa ordem:

            RÍTMO                 HARMONIA             MELODIA

            CORPO                ALMA                        ESPÍRITO

            Assim, como esta ordem, o ritmo usando o corpo para apelos sensuais. A harmonia explorando os acordes dissonantes, para criar uma atmosfera sensual para sua alma. A melodia para veicular a sua filosofia. Com estas modificações feitas por Satanás temos observado que muitas de nossas igrejas têm sido transformadas em verdadeiros Teatros para divertimento.

            Caros irmãos, acordemos enquanto é tempo; vamos renovar a nossa mente com a Palavra de Deus; vamos dedicar nosso tempo ao estudo correto de Sua Palavra, consagrando-nos realmente ao Ministério do Louvor, procurando obter conhecimento divino e técnico sobre a arte de ministrar a música em nossas igrejas. Porque ela é uma arma poderosa para edificar, fortalecer, e mui especialmente para salvar almas perdidas que carecem da graça de Deus. Avante, então, povo! Une-te à nossa feliz multidão. Mistura tua voz com a nossa, no cântico triunfal; pelos séculos sem fim, os homens e os anjos cantem: Glória, louvor e honra a Cristo, o Rei!

Bibliografia: Bíblia – Música e Adoração (Faustine, I, Wilson) – Apostilas diversas sobre Louvor – A música na Bíblia (McCommon Paulo)

-A MÚSICA E SEU USO NAS IGREJAS (compilado por BILL H. ICHTER).

 

 

EBENÉZER !!!!!

Deixe uma resposta

Seu endereço de E-mail não será publicado.